A Emirates volta a Lisboa no dia 8 de Outubro para recrutar Assistentes de Bordo, oferecendo oportunidades únicas — viajar, benefícios e ordenado acima da média.
Primeiro é necessário comparecer no conhecido Open Day (que se realiza no Marriot Lisbon Hotel, em Lisboa). Vão gostar de mim? Tenho o que é preciso? O meu nível de inglês é bom? Para não ficares com esta neura deixo algumas dicas.
O meu inglês está enferrujado: como me preparar?
É desafiante fazer uma entrevista numa língua diferente. Se o inglês estiver enferrujado há que treinar um pouco.
O meu conselho é ESCREVE. Faz uma biografia profissional: o que estudaste, onde trabalhaste, funções, desafios, etc. Menciona "hobbies", gostos, o porquê de quereres ingressar na aviação. Isto ajuda a recuperar gramática e vocabulário. Deves reatar relações com o dicionário de inglês lá de casa.
Pede para corrigir caso não estejas confortável com o texto. Não desanimes, o importante é aprender. Lê em voz alta para amigos, família, para ti em frente ao espelho. Assim, melhoras a pronúncia e a fluidez do discurso, que reflectem confiança na tua postura e linguagem corporal — aspectos que os recrutadores têm muito em consideração.
Introduz o inglês no teu dia-a-dia: em pensamento, em casa com a família, ao telefone com a cara-metade, no café com os amigos, a dar sugestões a turistas.
Ver séries e filmes sem legendas, ler livros, jornais ou revistas em inglês também ajuda bastante, não esquecendo o dicionário para esclarecer qualquer palavra nova que surja.
O que devo vestir?
O Open Day é uma entrevista de trabalho. Deves estar elegante, profissional e não como numa saída à noite, excluindo peças informais, como "jeans".
Fato com blazer e saia, calça ou calção é o ideal. Branco, bege e o habitual preto vestem sempre bem. Combinar com uma bonita blusa ou camisa, sapatos e uma mala elegante, não dispensando outros acessórios — um fio discreto, um relógio. Os fatos-macaco também são uma opção apropriada.
Sugiro uma peça de roupa colorida. Não estou a referir cores espampanantes que resultam num foco de atenção negativa. Uma camisa laranja, peças em amarelo, azulão, verde esmeralda ou um estampado giro chamam discretamente a atenção entre tantos candidatos.
E a maquilhagem?
Simples, em tons suaves. Sombras e contornos que façam sobressair o olhar, pois esta é uma importante ferramenta de comunicação. Confortável e de fácil retoque, é provável que passem muito tempo de pé.
O que procura a companhia nos candidatos?
Há aspectos-regra que os recrutadores procuram num candidato:
Simpatia
Ser acessível com passageiros e colegas de trabalho — neste caso com os colegas que estão a fazer o Open Day contigo. Sorri, fala, partilha experiências, descontrai. É um ponto de partida para aumentar a curiosidade dos recrutadores.
Conhecimento de serviço ao cliente e da empresa
Se, pelo menos uma vez na vida, trabalhaste em Serviço ao Cliente — num bar, café, hotel, "call center". Algumas questões na entrevista são relacionadas com essa experiência, para mostrar a capacidade de resolver problemas com clientes — se foram ouvidos, se os deixámos satisfeitos e contentes. Caso não tenhas experiência, pesquisa ou pede dicas a alguém que trabalhe na área. Procura também saber sobre a empresa: que aviões opera, localização, cultura e estilo de vida do país onde está sediada, etc.
Adaptabilidade
Com esta profissão acabou o ritmo semanal, a certeza de passar o Natal em casa ou ter aquele período de férias desejado. As horas de dormida estão muitas vezes trocadas, com voos nocturnos e fusos horários diferentes, o que obriga a uma "reeducação" do sono. A escala do mês pode sofrer mudanças e há, pelo menos, dois períodos de reserva, onde nunca se sabe, com grande antecedência, o "veredicto" destino. Prontos para abraçar este estilo de vida?
Espírito de equipa e sensibilidade multicultural
Para além da diversidade cultural dos passageiros, trabalhamos com colegas de diferentes nacionalidades e raramente se repete um membro da tripulação em cada voo. É tão interessante como desafiante. Algumas culturas ou ideais podem ser estranhos para ti. É importante mostrar receptividade e entusiasmo à partilha do local de trabalho com outros povos, raças ou religiões.
Imagem
Os tripulantes de cabine são a imagem da companhia, pelo que é crucial apresentar uma imagem cuidada e uma postura graciosa. Atenção à apresentação do currículo — é o teu cartão de visita. Deve estar impecável para criar boa impressão e aumentar a curiosidade dos recrutadores sobre ti. Tem que ser objectivo, organizado e não passar as duas páginas. A fotografia deve ser profissional, em "business atire" e com o cabelo apanhado — estilo usado nas companhias aéreas.
O que deves esperar do recrutamento?
Que actividades de grupo estão planeadas? O que perguntam na entrevista final? Sabe mais aqui.
Artigo corrigido às 13h23 de 3 de Outubro.
Não é necessário fazer um registo online e aguardar convite, bastanto apenas comparecer no Open Day