Portugal despede-se com bronze na maratona

Manuel Mendes foi terceiro classificado na maratona T46, conquistando a quarta medalha portuguesa no Rio 2016, todas de bronze

Foto
Manuel Mendes festeja o seu bronze no Rio de Janeiro Jason Cairnduff/Reuters

A participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 terminou com a conquista de uma quarta medalha: Manuel Mendes obteve o bronze na maratona da classe T46, ao ser terceiro classificado com um tempo de 2h49m57s.

Depois do bronze de Luís Gonçalves nos 400m T12, Manuel Mendes deu a Portugal a segunda medalha no atletismo destes Jogos Paralímpicos. O português foi o terceiro a cortar a meta em Copacabana, chegando com 16m22s de atraso relativamente a Li Chaoyan (2h33m35s), que conquistou a medalha de ouro. O chinês comandava a prova aos cinco quilómetros, embora tenha sido Alex Douglas Silva a passar na frente aos dez e 15km. Porém, o brasileiro viria a abandonar a corrida, deixando o caminho aberto para Li Chaoyan. A prata ficou para o espanhol Abderrahman Ait Khamouch.

O bronze obtido por Manuel Mendes foi a melhor forma de encerrar a participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos, congratulou-se o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. “Portugal fechou com chave de ouro a participação nos Jogos Paralímpicos com uma medalha de bronze na maratona da classe T46”, podia ler-se numa nota divulgada na página oficial da Presidência na Internet, onde se felicitava o atleta português “e toda a missão paralímpica pelo sucesso alcançado no Rio de Janeiro”.

Também houve portugueses na maratona da classe T12, com Gabriel Macchi a terminar em sexto lugar a 11m32s do vencedor, o marroquino El Amin Chentouf. Com 2h43m49s, Macchi fez a sua melhor marca do ano. Jorge Pina foi sétimo, completando a prova em 2h55m47s.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários