Brasil
Phelps e Biles, os atletas maravilha dos EUA nos Olímpicos
Michael Phelps mede 1,93m de altura e soma mais medalhas do que qualquer outro alteta na história dos Jogos Olímpicos. Com apenas 1,45m, Simone Biles já é tida com um fenómeno na ginástica mundial. Os dois norte-americanos estão em destaque nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Michael Phelps é só o atleta mais medalhado de sempre: 21 títulos em cinco participações olímpicas (embora em 2000 não tenha conquistado qualquer medalha), a que se juntam duas pratas e dois bronzes. No Estádio Aquático Olímpico do Rio de Janeiro, somou mais dois ouros à conta pessoal: um total de 25 medalha. Na agenda de Phelps no Rio 2016 faltam ainda os 200m estilos e os 100m mariposa.
Aos 19 anos, Simone Biles prepara-se para dominar por completo o concurso feminino de ginástica no Rio 2016. Nesta terça-feira liderou a equipa dos Estados Unidos ao ouro de ginástica artística. Desde 2013, nenhuma das rivais de Biles se conseguiu aproximar das notas que obteve no caminho para os três títulos consecutivos de campeã mundial absoluta. Os elogios à sua técnica são unânimes: nenhuma outra ginasta consegue a mesma amplitude nas cambalhotas e mortais. Poucas conseguem sequer tentar a “Biles” – o movimento que leva o seu nome, e no qual efectua uma duplo mortal à retaguarda, com o corpo todo em extensão, e junta ainda uma meia-pirueta antes de chegar ao solo sem o ver.