Guimarães
Uma colecção de retratos (e poses) em família
Há um lado cerimonioso nas imagens reunidas na exposição Álbum de família, que pode ser vista em Guimarães a partir desta sexta-feira.Uma colecção
Há um lado cerimonioso nas imagens reunidas na exposição Álbum de família, que inaugura esta sexta-feira em Guimarães. Sejam as fotografias feitas em estúdio ou ao ar livre, quer em espaços públicos, quer em terrenos particulares, há em comum entre todas elas a mesma marca de ritualização do momento do registo fotográfico. A rigidez dos corpos, as roupas escolhidas a preceito, os cabelos aprumados. Uma pose.
Era assim quando a fotografia exigia, por questões técnicas, que as pessoas se mantivessem fixas. Era assim no tempo em que estes retratos de família foram feitos, entre os finais do século XIX e a terceira década do século seguinte. Estas imagens pertencem à Colecção de Fotografia da Muralha, uma associação de defesa do património que, pelo terceiro ano consecutivo, escolhe entre o seu espólio de milhares de fotografias, uma possibilidade de abordagem ao que era a cidade na viragem do século.
Álbum de família pode ser visto no centro comercial Guimarães Shopping durante todo o mês de Agosto.