Morreu o realizador de Pretty Woman

Garry Marshall tinha 81 anos. Teve uma carreira longa, como actor e cineasta, entre o grande e o pequeno ecrã.

Foto
Garry Marshall com Julia Roberts em Los Angeles, em 1999 Fred Prouse/ REUTERS

Na história do cinema, Garry Marshall ficará sempre primeiramente conhecido como o realizador de Pretty Woman – Um Sonho de Mulher (1990), um conto de fadas moderno sobre a sorte de uma prostituta (Julia Roberts, no papel que lançaria a sua carreira para o estrelato), por quem um rico cliente (Richard Gere) se apaixona. Marshall morreu esta terça-feira, aos 81 anos, num hospital de Burbank, perto de Los Angeles, vitimado por uma pneumonia que sobreveio a um ataque cardíaco.

Altura para recordar a extensa filmografia de um homem que foi também actor em mais de oito dezenas de títulos, além de, como lembra a revista Variety, ter marcado a produção televisiva nos anos 1970 com a escrita e realização de algumas das mais icónicas sitcoms, como Happy Days (1971), The Odd Couple, (1971-74), esta adaptando uma novela de Neil Simon, ou Mork and Mindy (1980), que revelaria o talento de Robin Williams.

“A perda de Garry Marshall é profundamente triste, para a indústria e para a nossa Guilda”, lamentou, em comunicado, Paris Barclay, director da Guilda dos Realizadores da América, salientando o seu “talento como contador de histórias que originaram alegria e risos", tanto nos grandes como nos pequenos ecrãs.

Reagindo também ao desaparecimento do realizador de Pretty Woman, Richard Gere disse à Variety que “Garry foi, certamente, uma das pessoas realmente importantes que temos a bênção de um dia encontrar na nossa vida”. O actor lembrou que Marshall, “além de ter sido o motor por trás de Pretty Woman, um homem-do-leme firme num barco que podia muito bem ter naufragado", era também "um homem decente" e "um excelente marido e pai, que trouxe amor e alegria efectiva, e que influenciou todas as pessoas que com ele se cruzaram”.

Nascido em Nova Iorque, a 13 de Novembro de 1934, num meio de artistas – o pai era realizador e a mãe professora de dança –, Garry Marshall iniciou a sua carreira nos anos 50, escrevendo sketches para programas de televisão, nomeadamente o célebre The Tonight Show.

Em 1971, escreve o episódio-piloto para a série Happy Days, que no ano seguinte a ABC programaria na série de comédia Love, American Style. A Variety recorda, a título de curiosidade, que foi a esse episódio que George Lucas foi buscar Ron Howard para protagonizar com Richard Dreyfuss o filme American Graffiti – A Nova Geração (1973), sobre a nostalgia dos anos 50.

Happy Days conquistou o primeiro lugar no top televisivo na temporada 1976-77, mantendo-se como n.º 2 na temporada seguinte. Sucessos televisivos foram também as séries Mork & Mindy (1981) e Laverne & Shirley (1976-83).

No grande ecrã, se Pretty Woman foi o título de maior sucesso numa produção de quase uma vintena de longas-metragens – rendeu, em todo o mundo, mais de 460 milhões de dólares , O Diário da Princesa (2001) e a sua sequela, Noivado Real (2004), obteriam também um assinalável êxito de público, tendo igualmente servido para a lançar a carreira de outra jovem actriz, Anne Hathaway.

Trabalhando praticamente até ao fim da vida, tanto à frente como atrás das câmaras, Garry Marshall realizara já este ano uma nova comédia romântica, Um Dia de Mãe, reunindo no elenco um naipe de actrizes com quem tinha trabalhado anteriormente: Julia Roberts, Jennifer Aniston e Kate Hudson. Como acontecera com os seus dois anteriores, Ano Novo, Vida Nova (2011) e Dia dos Namorados (2010), Um Dia de Mãe foi mal recebido pela crítica, mas correu bem nas salas.

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