Selecção islandesa recebida em casa como campeã
A equipa dos vikings ficou-se pelos quartos-de-final, mas os adeptos islandeses não poderiam estar mais orgulhosos.
O vídeo pode enganar os mais distraídos. À primeira impressão, as imagens da chegada da selecção nacional de futebol da Islândia depois do seu último jogo no Euro 2016 parecem a chegada da equipa vencedora do Campeonato da Europa. Não é o caso. No entanto, a calorosa recepção aos “heróis” da Islândia não é totalmente surpreendente.
Esta segunda-feira, um dia depois de ter sido eliminada nos quartos-de-final contra a França, a selecção islandesa foi recebida por milhares de adeptos em clima de festa. Num autocarro, a equipa fez um périplo por Reiquejavique, capital islandesa, cidade que que se vestiu de bandeiras nacionais e encheu as ruas de adeptos. O percurso terminou no parque Arnarhóll, que as imagens mostram totalmente lotado. É lá que o capitão islandês, Aron Gunnarsson, repete a celebração que dias antes se tinha tornado viral. Os braços levantam-se e em uníssono a Islândia aplaude-se a si e à sua equipa, numa sincronia perfeita entre adeptos e jogadores.
Para os islandeses, este foi o ano de estreia na fase final de um Europeu e chegou a França com o pior ranking entre as 24 equipas participantes. Num país com cerca de 300 mil habitantes, menos do que a população residente em Lisboa, até a própria escolha do plantel foi um sucesso na internet. O entusiasmo e sucesso da selecção que eliminou a Inglaterra nos oitavos-de-final fizeram com que até as camisolas oficiais ficassem esgotadas.
Notícia corrigida às 12h15: a Islândia eliminou a Inglaterra nos oitavos-de-final e não na fase de grupos.