Câmara de Lisboa sorteia 28 casas com rendas "acessíveis"

Até 31 de Maio, está em curso mais uma edição do Programa Renda Convencionada.

É na freguesia da Ajuda que se localizam 16 dos 28 fogos que a Câmara de Lisboa vai levar a concurso naquela que é a décima edição do Programa Renda Convencionada. Desta vez, as rendas oscilam entre 127 e 549 euros.

O prazo para a entrega de candidaturas abriu esta quinta-feira e prolonga-se até ao dia 31 de Maio. Os imóveis a concurso podem ser visitados, mediante marcação prévia junto da autarquia, e as manifestações de interesse devem ser formalizadas online, através do site Re-Habitar Lisboa.

O mais caro dos imóveis a concurso fica na Ajuda, num prédio na Travessa das Dores, e é um T3 com cerca de 94 m2. Nessa mesma artéria há outros 14 fogos disponíveis, com tipologias T0 a T3 e preços que variam entre 186 e 503 euros. Na Ajuda pode ainda ser arrendado um T0 na Calçada da Boa Hora, ao qual foi atribuído o valor de 209 euros.

A 10.ª edição do Programa Renda Convencionada inclui também quatro fogos em Marvila, entre os quais dois T4, com rendas de 523 e 519 euros. Na freguesia da Misericórdia há duas casas à procura de inquilino: uma na Rua da Atalaia (153 euros) e outra na Travessa do Cabral (127 euros).

Finalmente, a lista inclui seis habitações em Santa Maria Maior. Quatro delas localizam-se nas Escadinhas de Santo Estevão, uma na Rua da Amendoeira e a última no Beco do Jasmim. 

Segundo o município, o Programa Renda Convencionada, lançado no início de 2013, tem permitido colocar no mercado de arrendamento habitações com “rendas acessíveis”, “30 a 40% mais baixas em relação ao valor comercial”.

O público-alvo desta iniciativa são “agregados em situação de carência habitacional que se encontram fora da abrangência do Regime de Acesso a uma Habitação Social Municipal, no âmbito do regulamento em vigor, mas cujos rendimentos também não lhes permitem aceder ao mercado privado de arrendamento”.

Na 9.ª edição do programa, cujo sorteio teve lugar no final de Janeiro, houve 731 pessoas a concorrer a um total de 30 fogos. Segundo disse na altura a vereadora da Habitação, Paula Marques, 60% dos concorrentes dessa edição tinham até 35 anos.

Sugerir correcção
Comentar