A Alemanha nunca comprou tanta fruta a Portugal. Pêra-rocha é a campeã

Exportações mais do que duplicaram em 2015 e os alemães passaram de décimo para quinto principal comprador de frutas e legumes portugueses. Esta semana, 30 empresas marcam presença na maior feira do sector em Berlim.

Foto
Portugal é o segundo maior fornecedor de framboesas da Alemanha Rui Gaudêncio

As exportações de frutas e legumes para a Alemanha mais do que duplicaram em 2015 e atingiram, entre Janeiro e Novembro, o valor mais elevado dos últimos cinco anos. Portugal, que na próxima semana marca presença na maior feira do sector da Europa, a Fruit Logistica, exportou para aquele país produtos no valor de 45 milhões de euros em 11 meses, 155% acima do que foi vendido no mesmo período de 2014, indicam os números mais recentes do INE e compilados pela AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Com a subida expressiva de 17,7 milhões para 45 milhões de euros, a Alemanha passou de décimo para quinto principal comprador, ultrapassando o Brasil. Espanha continua a ser o maior cliente de Portugal no que toca a frutas e legumes, a larga distância de França, dos Países Baixos e do Reino Unido, que ocupam a segunda, terceira e quarta posições, respectivamente.

Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh (associação que reúne os principais produtores), lembra que o país de Angela Merkel é o maior importador europeu de frutas e legumes frescos e um “mercado estratégico” para as exportações nacionais. Portugal ainda tem uma quota reduzida como fornecedor de fruta dos alemães (0,22%), por isso, oportunidades para crescer não faltam. O ano passado, foi o país convidado na Fruit Logistica e levou 44 organizações e empresas nacionais para mostrar o que de melhor se produz. A expectativa da Portugal Fresh era triplicar as vendas para a Alemanha e, um ano depois, faltou pouco para atingir a meta. “Definitivamente Portugal  não é apenas um destino de sol e praia e gente simpática e acolhedora, somos também um povo trabalhador que produz produtos de excelência, de que muito nos orgulhamos, como é o caso das frutas, dos legumes e das flores”, destaca Manuel Évora.

Nas prateleiras dos supermercados alemães já se encontra framboesa, pêra-rocha, couve e batata portuguesas. O presidente da Portugal Fresh diz ainda que, no caso da framboesa,  Portugal é já o “segundo país no ranking mundial das importações alemãs, com cerca de 30 milhões de euros em 2015”. “Também relevante no caso da pêra-rocha é o crescimento de 53% de exportação para este mercado em 2015 que atingiu cerca de sete milhões de euros”, continua.

Um acordo de venda com a cadeia Lidl, conseguido no ano passado, também foi determinante para impulsionar as exportações para a Alemanha e ajudar os produtores a diversificar clientes, numa altura em que o embargo da Rússia fez aumentar a quantidade de fruta disponível no mercado europeu e baixar os preços. “Na campanha passada, que por vezes não é coincidente exactamente com o ano civil, exportámos cerca de 5000 toneladas de frutas e legumes para a Lidl na Alemanha. Os principais produtos foram a pêra-rocha (2500 toneladas), a melancia e o melão (2000 toneladas) e framboesa (500 toneladas)”, revela Manuel Évora, acrescentando que esta “dimensão” só foi (e será) possível de concretizar se houver estratégias conjuntas.

A Portugal Fresh, exemplifica, envolve “15 organizações de produtores e mais de 1000 agricultores a negociarem a uma só voz”. Para este ano, prevê-se um “considerável aumento das exportações” para as lojas alemãs, já que na campanha agrícola mais recente se venderam mais de 4000 toneladas de pêra-rocha.

Em termos globais, entre Janeiro e Novembro de 2015 o desempenho das exportações de frutas e legumes foi melhor do que a soma de todas as exportações nacionais. Enquanto as vendas destes produtos agrícolas aumentaram 13% face a 2014, o comércio internacional do país progrediu 4% (excluindo serviços). Manuel Évora destaca ainda o equilíbrio cada vez maior da balança comercial. “Estamos à beira de igualarmos o valor exportado face ao importado.”

A partir de terça-feira, em Berlim, 30 empresas vão tentar conquistar novos clientes na Fruit Logistica, onde terão de se diferenciar dos restantes 139 países participantes. O objectivo é atingir os 2000 milhões de euros de exportações em 2020, uma meta “alcançável” para os produtores. “Já devemos ter passado os 1200 milhões em 2015”, diz Manuel Évora.     

Sugerir correcção
Ler 2 comentários