Vamos viajar por Fernando Távora?
Viagem "Revisitar Fernando Távora", promovida pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul?, realiza-se de 23 a 25 de Fevereiro. Inscrições abertas até 15 de Fevereiro
Três dias e duas noites dedicadas à vida, obra e história de Fernando Távora. É esta a proposta desta viagem, promovida pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul, que revisita o percurso de um dos mais importantes vultos da arquitectura portuguesa.
Comissariada por Ana Motta Veiga, Pedro Pacheco e José Aguiar, o roteiro "Revisitar Fernando Távora" realiza-se de 23 a 25 de Fevereiro. No programa consta a visita a 23 obras localizadas no Norte do país, onde aliás o arquitecto deixou marcas profundas.
De Lisboa ao Minho de autocarro, os participantes, que serão acompanhados por professores da Faculdade de Arquitectura de Lisboa e antigos colaboradores do arquitecto portuense, poderão visitar o Mercado Municipal da Vila da Feira, a Casa dos 24, o Pavilhão de Ténis da Quinta da Conceição, o Centro Histórico de Guimarães, a Casa de Férias de Ofir (ainda por confirmar), entre outros. Será, refere a apresentação do percurso, uma oportunidade para estabelecer "a ligação de cada visita com a metodologia do projectar do atelier de Fernando Távora".
As inscrições estão abertas até 15 de Fevereiro, mas atenção: os lugares são limitados a 37 pessoas. Por pessoa, o percurso tem o custo de 165 euros (estadia em quarto duplo). Mais informações aqui.
A proposta "Revisitar Fernando Távora" foi distinguida em Novembro com uma Menção Honrosa pelo júri do Open Call para Comissariado de Viagem Pop-Up, iniciativa dirigida a todos os membros da Ordem dos Arquitectos que teve como objectivo seleccionar uma equipa para comissariar um roteiro de viagem no âmbito da promoção da arquitectura.
A vencedora, "Viagem ao Invisível", realiza-se de 10 a 12 de Junho. Comissariada por Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista, pretende dar a conhecer lugares e espaços que podem não ser "aparentemente visíveis, mas que na sua existência desapercebida" transportam os observadores "para um mundo onde não é a imagem" que os "espera num primeiro plano". Do roteiro fazem parte locais como o Panóptico do Hospital Miguel Bombarda (José Maria Nepomuceno), as Pedreiras de Vila Viçosa, a Aldeia da Luz (João Figueira) e o restaurante Panorâmico de Monsanto (Chaves da Costa). O programa completo está aqui.