Iluminação e espírito natalício: o top 5 de Portugal

Cinco cidades portuguesas onde se poderá viver a magia do natal de forma mais intensa: a agência de viagens online Rumbo fez o top 5 deste ano.

Foto
Óbidos é uma das localidades em destaque Miguel Manso

Cidades iluminadas, música pelas ruas, montras cobertas de neve, pais-natais e embrulhos: o natal já invadiu as ruas de norte a sul do país, com as decorações a multiplicarem-se e os eventos a serem revelados pelas autarquias – está oficialmente inaugurada a época natalícia. A Rumbo, agência de viagens online, criou o “Top 5 de cidades mais iluminadas” em Portugal, como forma de ajudar habitantes e turistas a não perder as localidades que mais se empenham nesta quadra festiva.

As cidades contempladas vão do norte ao sul do país, e nem a Madeira ficou de fora. De actividades mais cosmopolitas, no centro da cidade, a vilas inteiras dedicadas à época, como em Óbidos, há várias experiências a não perder.

No Norte do país há espaço para dois lugares no top 5: o Porto, segunda maior cidade do país, oferece, para além da iluminação, animação de rua e feiras tradicionais, de forma a dinamizar o município. Já em Guimarães, é a árvore de Natal que merece o maior destaque, no Largo Toural. No entanto, as ruas iluminar-se-ão para festejar a época, pelo que será uma nova forma de visitar o centro histórico e se conhecer mais a cidade.

A capital do país também promete animação e boa decoração – milhares de luzes estarão espalhadas por Lisboa, iluminando as ruas da cidade. O Parque Eduardo VII recebe a sua própria aldeia de Natal, onde também se encontra o presépio. Já a árvore estará no Terreiro do Paço, como já vem sendo habitual.

A já famosa Vila Natal de Óbidos tem lugar neste pódio, por ser considerada “um lugar único para crianças e adultos”. A sua fama faz com que as atracções se multipliquem de ano para ano. Actividades como a pista de gelo ou um espectáculo circense prometem alegrar os visitantes de todas as idades.

Há também espaço neste top 5 para a ilha da Madeira, de onde se destaca a Festa da Noite do Mercado, no Funchal. Nesta noite, as festividades intensificam-se, com muita música e iguarias. A Madeira dinamiza a ilha também com eventos culturais e exposições. Destaque ainda para o fogo-de-artifício do dia 31 de Dezembro, grande atracção turística da zona. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar