Toyota chama à revisão 625 mil híbridos devido a falha de software
Em Portugal, 868 viaturas terão que passar pelo concessionário.
A empresa, considerada o maior fabricante automóvel mundial, com sede em Aichi, centro do Japão, informou que a avaria não provocou qualquer acidente, nem ferimentos aos ocupantes.
O defeito afecta os modelos Prius+ (comercializado como Prius V ou Prius Alfa, em determinados mercados) e o Auris híbrido, fabricados entre Maio de 2010 e Novembro de 2014.
Do total, 160 mil foram comercializados na Europa, 120 mil na América do Norte e aproximadamente 340 mil no Japão, enquanto os restantes 5000 foram vendidos em África e noutros mercados.
A actual configuração de software destes automóveis pode causar um sobreaquecimento de transístores, que, se danificados, podem levar, em primeiro lugar, ao acender de várias luzes de aviso, segundo a Toyota.
Na maioria dos casos, o veículo entraria em “modo de segurança”, o que reduz a força motriz do carro e permite conduzi-lo apenas por uma distância limitada.
Em última instância, explica a Toyota, o sistema hibrido desactivar-se-ia e o automóvel ficaria parado.
A empresa explicou que as viaturas afectadas devem ser levadas aos concessionários em que foram adquiridos, onde será efectuada uma atualização do software, operação estimada em cerca de meia hora.
A Toyota Caetano Portugal vai chamar às suas oficinas 868 carros híbridos. Fonte oficial da empresa disse à agência Lusa que esta actualização de software "é uma situação normal e que ocorre nos mais diversos sectores de actividade e equipamentos", sendo que o sistema visado é o que "controla o fluxo de energia no sistema híbrido, apenas para os modelos Auris HSD e Prius+".
Em causa em Portugal estão 821 unidades do Toyota Auris HSD e 47 veículos do Toyota Prius+. A fonte da Toyota Caetano adianta que dentro dos próximos dias, a empresa "vai contactar directamente os clientes de viaturas envolvidas (por carta registada) para que, mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota".
Acrescenta ainda que a actualização de software "não terá qualquer custo para o cliente".
O problema foi detectado numa altura em que a Toyota, a par com outros fabricantes japoneses, tem ainda muito presente as massivas chamadas à revisão devido a avarias nos airbags da companhia Takata, que terão estado na origem de pelo menos oito mortes.