"Esta é uma homenagem a todos os heróis anónimos que lutam todos os dias..." Foi assim que o Rayo Vallecano, 11.º classificado da última Liga Espanhola, apresentou um dos equipamentos alternativos para a temporada 2015/16. "Oito causas, oito cores" é o slogan da camisola preta atravessada por um arco-íris — sete euros de cada venda revertem para causas sociais.
"Entalado no bairro operário de Vallecas, cujo ADN sempre se caracterizou por uma intensa sensibilidade social, o Rayo Vallecano quer dar mais um passo na reivindicação da heroicidade anónima que nos rodeia no dia-a-dia", escreve o site do clube espanhol.
Estampada nas camisolas pretas estarão as cores que representam diferentes "lutas": contra a Sida (vermelho); pela integração de pessoas com incapacidade (cor-de-laranja), ao lado dos que nunca perdem a esperança (amarelo); para proteger o meio ambiente (verde); contra o maus-tratos infantis (azul); contra a violência de género (violeta); contra a discriminação de orientação sexual (arco-íris); contra o cancro (cor-de-rosa).
"Levamos as vossas cores, a vossa luta, o vosso exemplo. Será o nosso espelho e a nossa homenagem". Sete euros de cada camisola serão distribuídos em partes iguais entre associações escolhidas para representarem cada causa, informou o clube.
O terceiro equipamento, cinzento, terá uma lista cor-de-rosa.