Arte urbana vai dar mais cor a ruas de Viseu

Aka Corleone, Fidel Évora, Frederico Draw, Gustavo Mesk, Marco Mendes, Mariana a Miserável e Martinho Costa são os artistas convidados

Foto
Frederico Draw é um dos artistas convidados Adriano Miranda

O Festival de Street Art é a grande novidade do Tons de Primavera 2015, cujo programa foi nesta quarta-feira apresentado em conferência de imprensa.

Aka Corleone, Fidel Évora, Frederico Draw, Gustavo Mesk, Marco Mendes, Mariana a Miserável e Martinho Costa são os artistas que vão deixar as suas marcas em paredes da Avenida Capitão Homem Ribeiro, das ruas Capitão Silva Pereira e Augusto Hilário, da central de transportes, dos largos S. Teotónio e Pintor Gata e de vários pontos entre a Praça da República e Santa Cristina.

“Não fomos buscar produtos pronto-a-vestir. Convidámos sete jovens reputados para marcarem a imagem da cidade de Viseu”, frisou o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

O autarca considerou que “um bom grafite é uma forma de arte”, mas lembrou que há muitos desenhos de mau gosto que são “um atentado contra o património”.

Nesse âmbito, durante esses dias, andarão jovens pela cidade a limpar as paredes onde há maus grafittis.

Haverá também dois momentos em que os artistas estarão disponíveis para conversar com a comunidade sobre as suas criações e as práticas do grafite e da arte urbana.

O programa do Tons de Primavera, que é a primeira iniciativa deste ano da agenda de eventos vinhateiros promovidos pelo município, levará também muita animação ao Mercado 02 de Maio.

Um concerto da banda portuguesa We Trust (no dia 23), Dão Parties (nos dias 22 e 23) e provas vínicas diárias, com a participação de dezenas de produtores, são alguns dos momentos previstos.

Segundo Almeida Henriques, os jardineiros do município vão também associar-se aos Tons de Primavera, colocando novas flores nos espaços ajardinados da cidade.