Toyota vai chamar 16 mil veículos por problemas no airbag

Nissan também chama 2500 veículos.

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Toyota já tinha chamados milhares de carros num primeiro controlo. REUTERS/Thomas Peter

A revisão extraordinária da Toyota é justificada por problemas nos airbags fabricados pela empresa nipónica Takata, utilizado em 35 modelos de veículos fabricados entre Março de 2003 e Novembro de 2007.

De acordo com informação prestada ao PÚBLICO pela Toyota Caetano Portugal, os modelos envolvidos são o Yaris, Corolla e RAV4, produzidos em Março de 2003 e Março de 2007.

A empresa esclarece que os proprietários destes veículos serão contactados “dentro dos próximos dias, por carta registada, para que, mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota”.

Segunda a empresa, o problema detectado está centrado no detonador de airbag Takata, “onde foi verificado que alguns elementos poderiam conter humidade com o passar do tempo” e que, em resultado disso, “podem não deflagrar em caso de acidente de acordo com o projectado”

A Toyota Portugal refere que “a relação com a intrusão de humidade, se acontecer, com o risco de deflagração em condições não projectadas, não é conhecida”.

Segundo a agência Lusa, a maioria dos veículos que agora terão de ser revistos nas oficinas do fabricante foi vendida no Japão (1,35 milhões) e na Europa (1,26 milhões). Nos Estados Unidos, o principal mercado da Toyota, serão chamados à revisão 637 mil carros.

A multinacional já tinha feito uma revisão extraordinária por problemas no airbag do condutor, que envolveu 275.808 viaturas na Europa, produzidas em Dezembro de 2005. Em Portugal, foram chamados 1544 automóveis.

O mesmo defeito no airbag obrigará a Nissan Portugal a chamar quase 2500 viaturas às oficinas. "Em Portugal estão envolvidos 2.458 veículos produzidos, consoante o modelo, no período entre 4 de Janeiro 2004 e 30 de Março de 2007", disse à Lusa fonte da Nissan.

Os modelos em questão são o Almera Tino e Terrano II, produzido em Espanha, o Almera, produzido em Inglaterra e a pick-up X-Trail, produzida no Japão.

Fonte oficial da Nissan disse que a marca "vai começar a enviar cartas aos clientes mas dado serem veículos já com cerca de 10 anos, é possível que já não sejam propriedade do cliente inicial, ou que este tenha mudado de morada, pelo que nestes casos os actuais proprietários deverão contactar um concessionário Nissan, a partir de Junho, para marcar a intervenção, a qual não terá quaisquer custos para o cliente". com Lusa

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