Snap: estes elásticos permitem-te criar mobília à medida
Qualquer superfície pode ser transformada numa peça de mobília: basta utilizar o sistema de montagem Snap, à base de elásticos moldáveis. Projecto tem campanha de “crowdfunding” no Kickstarter
Uma tábua banal, uma porta ou até uma tela: qualquer uma destas superfícies pode ser transformada numa peça de mobiliário em segundos com um sistema de montagem, à base de cabos moldáveis e resistentes, desenvolvido por duas jovens espanholas. Não são necessárias ferramentas e o objectivo é criar móveis à medida das necessidades de cada um, sem buracos nem alterações definitivas.
A ideia é de duas arquitectas de Barcelona, Erika e Maria, que fundaram a empresa Be-elastic após terem vivido em diferentes países. “Durante as suas viagens, ambas sentiram frustração a propósito da rigidez da mobília, que não se adaptava às mudanças no seu estilo de vida”, lê-se na descrição biográfica do Kickstarter, plataforma na qual decidiram lançar uma campanha de “crowdfunding”. A 35 dias do fim, Erika e Maria já ultrapassaram o valor inicialmente pedido, contando com perto de 17 mil euros.
Os cabos Snap são desenhados para serem compatíveis com superfícies de todas as formas e tamanhos. Não há um local correcto para aplicar os elásticos, que podem ser também usados para empilhar mesas e construir estantes. A facilidade com que podem ser colocados ou retirados torna o mobiliário flexível e adaptável a qualquer divisão ou situação. Mesas de centro, de apoio ou para colocar a televisão são apenas alguns dos usos possíveis.
Existem 16 combinações de cores e dois tamanhos disponíveis (de 35 centímetros, ideal para mesas de centro, e de 45, para outras auxiliares). Os elásticos maiores aguentam cargas até 98 quilogramas, uma vez que são feitos de aço e cordas de elevada força. Os preços começam nos 44 euros, para encomendas feitas através do Kickstarter, e a entrega está agendada o próximo mês de Setembro.