Google e Intel unem-se à TAG Heuer para lançar smartwatch de luxo
Relógio inteligente deverá chegar ao mercado até ao final do ano.
A parceria da marca do grupo de produtos de luxo francês LVMH, que inclui, além da TAG Heuer, as marcas Hublot e Zenith, e os dois gigantes tecnológicos, foi anunciada esta quinta-feira em Bâle, na Suíça, na abertura do salão internacional de relojoaria e joalharia de luxo.
“Sillicon Valley e a Suíça vão conquistar o mercado de relógios inteligentes”, afirmou o patrão da Tag Heuer, Jean-Claude Biver, sem revelar características ou preços para o novo produto. Biver sublinhou, citado pela AFP, que este foi o “maior anúncio de sempre” que fez em 40 anos de actividade na indústria.
David Singleton, responsável pelo desenvolvimento do projecto Android Wear para o Google, considerou, por sua vez, que esta parceria vai possibilitar o “casamento entre a beleza e a utilidade”.
A Intel afirmou que nada melhor que se associar a uma marca com 155 anos, conhecida por ser “dinâmica, disruptiva e moderna”. “A nossa esperança é que este tipo de parceria crie um precedente para outras marcas considerarem diversificar a tecnologia usável e melhorarem os seus produtos com a tecnologia", defendeu a porta-voz da empresa, Ellen Healy, à BBC.
O design e fabrico do smartwatch vai ficar a cargo da equipa da Tag Heuer, enquanto a Intel vai disponibilizar a plataforma SoC (System-on-a-chip), ou seja, a tecnologia para as funções digitais do dispositivo. O Google entra no projecto com a sua plataforma Android Wear e a ajuda para desenvolver o software para o relógio inteligente.
Além da Tag Heuer, outras fabricantes de relojoaria suíças já se associaram à tecnologia para criar produtos com o seu nome, como foi o caso da Swatch, Breitling, Montblanc e Frederique Constant. A Swatch anunciou esta semana que o seu primeiro smartwatch chega ao marcado em Maio.