Jovens fotojornalistas portugueses seleccionados para concurso mundial
José Sarmento Matos e Mário Cruz seleccionados entre mais de 600 candidatos. Concurso "30 Under 30", patrocinado pela Magnum Photos, dá direito a uma exposição em Birmingham
Os fotojornalistas portugueses José Sarmento Matos e Mário Cruz estão entre 60 finalistas de um concurso internacional de fotojornalismo, patrocinado pela agência Magnum Photos, que dará direito a uma exposição no Reino Unido.
Segundo a rede internacional Ideas Tap, parceira desta iniciativa, o concurso internacional "30 Under 30" destina-se a jovens fotojornalistas de todo o mundo, com menos de 30 anos, que tenham documentado temas da sociedade. Os 30 melhores farão parte de uma exposição e terão o portefólio em destaque numa exposição em Março em Birmingham.
Mário Cruz, 28 anos, fotojornalista da agência Lusa, candidatou-se com um trabalho sobre a crise em Portugal, retratando a realidade de quem vive em locais abandonados de Lisboa. José Sarmento Matos, 26 anos, "freelance", concorreu com uma reportagem sobre pessoas que tentam ultrapassar traumas relacionados com violência.
Os dois jornalistas portugueses foram seleccionados entre mais de 600 candidatos de todo o mundo, por um júri que integrou a fotojornalista Gemma Padley, o editor Josh Lustig, do "Financial Times", assim como os fotógrafos Chris Steele-Perkins e Moises Saman, da Magnum Photos. A escolha dos 30 vencedores será revelada a 9 de Fevereiro e o trabalho de cada um estará exposto de 21 a 24 de Março, no "The Photography Show", em Birmingham, para profissionais do fotojornalismo, fotografia e da cultura.
José Sarmento Matos, que se reparte actualmente entre Lisboa e Londres, já teve trabalho publicado nos jornais "The Guardian", "The Sunday Times", "Público" e "Financial Times", que o distinguiu recentemente por causa de um trabalho em Londres. Em Janeiro, publicou "Sea Change", um projecto colectivo de 13 fotógrafos oriundos de 13 países que documenta os desafios que os jovens europeus encaram numa Europa em crise. Mário Cruz, um dos finalistas da P3rsonalidade do ano 2014, venceu em 2014 o prémio de fotojornalismo da Estação Imagem, com o trabalho "Cegueira recente". A reportagem "Roof", candidata a "30 Under 30", esteve em destaque no final do ano passado no diário norte-americano "The New York Times".