Prémio Estação Imagem muda-se para Viana do Castelo

O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, vai passar a ter como parceiro a Câmara de Viana do Castelo

Foto
Mário Cruz

A "qualidade" do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem e o seu contributo "na promoção do concelho" foram as razões invocadas esta sexta-feira à Lusa pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo para justificar o apoio ao certame.

"O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem é um evento de elevada qualidade, com a participação de fotógrafos de todo o mundo. Nesse sentido considerámos que seria muito interessante para a promoção de Viana do Castelo", afirmou o socialista José Maria Costa.

O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, vai passar a ter como parceiro a Câmara de Viana do Castelo, cidade que, a partir do próximo ano, acolhe a entrega dos galardões. A iniciativa, que vai para a 6.ª edição, "nasceu" e decorreu, ao longo de cinco anos, no concelho alentejano de Mora, cujo município era o parceiro da associação Estação Imagem.

José Maria Costa adiantou que "as dificuldades financeira da Câmara de Mora para continuar a apoiar o certame" e o facto de Viana do Castelo "já fazer parte das exposições itinerantes" promovidas pela associação Estação Imagem também contribuíram para "trazer" o evento para capital do Alto Minho. "Fizeram-nos a proposta e aceitámos como forma de garantir a continuidade do evento. Pedimos que na próxima edição um dos prémios seja dedicado ao Noroeste Peninsular, região onde Viana do Castelo está inserida", explicou.

Para José Maria Costa, a realização do Prémio Estação Imagem em Viana do Castelo "vai ser uma oportunidade para os amantes da fotografia desta região, de poderem participar e usufruir de um evento com elevada participação internacional". Nos próximos três anos a autarquia, adiantou, "vai assegurar o valor dos prémios a atribuir, todo o apoio logístico ao evento bem como a edição de uma publicação que acompanhará a exposição".

Com Viana do Castelo como novo parceiro, a iniciativa muda-se de "armas e bagagens" para aquela cidade, que já vai acolher, no próximo ano, em Abril, a entrega dos galardões das categorias a concurso. Além de atribuir uma bolsa, a iniciativa tem integrado um galardão principal, o Prémio Estação Imagem (3.500 euros), e sete categorias (mil euros): Assuntos Contemporâneos, Notícias, Vida Quotidiana, Arte e Espetáculos, Ambiente, Série de Retrato e Desporto.

Aberto a fotojornalistas portugueses, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Galiza (Espanha), bem como aos estrangeiros aí residentes, o concurso vai, agora, incluir um novo galardão, um prémio especial para o noroeste peninsular (1.500 euros). Para 2015, o tema é "Construção Naval", podendo ser candidatadas reportagens fotografadas nessa zona geográfica e desde que relativas ao assunto em foco.