A linguagem é um vírus

Jean-Luc Godard continua a fazer o cinema cerebral que mais ninguém seria capaz de fazer.

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Meio século depois, Godard continua a forçar as suas fronteiras como cineastas com um terço da sua idade não são capazes de fazer. Adeus à Linguagem parece querer apagar a luz e dizer “quem vier depois que feche a porta”, mas também dizer que há outras portas por abrir para as quais deveríamos olhar. Desintegrado, fragmentado, indefinível, indescritível, Adeus à Linguagem é, nas próprias palavras de Godard, um “ensaio de investigação cinematográfica” que prova como o cineasta-iconoclasta continua a explorar um território só seu, pessoal, intransmissível, um espaço de experimentação formal e reflexão densa sobre o poder, as possibilidades e as armadilhas da imagem, que usa o 3D como nenhum outro cineasta alguma vez o usou. Não é o melhor Godard desta “fase ensaística” iniciada na década de 1980 (que, para nós, é o sublime Elogio do Amor), mas mesmo um Godard menor (o que também não é o caso) tem mais cinema lá dentro que todos aqueles que invocam o seu nome.

 

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