China: Alibaba e o Dia dos Solteiros

As vendas do Dia dos Solteiros atingiram os 2 mil milhões de dólares nas primeiras quatro horas das promoções, sendo que quase 50% foram feitas via "smartphone" ou "tablet"

Foto
Chance Chan/Reuters

O consumismo recorre a argumentos quase inimagináveis para atingir os seus alvos… o Dia de São Valentim é agora o Dia dos Namorados, temos o Black Friday (a seguir ao importado Haloween), o Record Store Day, uma “caderneta” de eventos que viraram dias de consumo.

Com um mercado tão vasto como o chinês e beneficiando também de alguma imaturidade da crescente comunidade online, o “gigante das vendas” Alibaba teve a ideia de inventar o dia dos solteiros, precisamente a 11/11 (o “1” como simbologia da solidão) que, curiosamente, se chamava “Anti-Valentine’s Day” até este re-baptismo.

Com promoções apropriadas (para quem seja solteiro ou não, claro!), as vendas de 2013, só na China, ascenderam aos 5,8 mil milhões de dólares num só dia. A ideia pareceu promissora logo em 2011, quando foram precisos apenas 8 minutos para se venderem 100 milhões de yuans (cerca de 15 milhões de dólares).

Mas o alcance do Alibaba vai para além do simples comércio de retalho, seja B2C ("business-to consumer") ou B2B2C, porque a diversidade da oferta já chegou à televisão, onde o canal “Happy TaoBao” garante uma experiência de "tv shopping" 24 horas por dia.

De um modo análogo ao que o eBay fez com o PayPal (sistema de pagamento online), os sites Alibaba também têm um parceiro preferencial em termos de pagamentos, o Alipay, ligado à VISA e Mastercard, e que faz a cobrança apenas após a entrega do produto.

Este ano, com as estatísticas a englobarem as compras internacionais, as vendas do Dia dos Solteiros atingiram os 2 mil milhões de dólares nas primeiras quatro horas das promoções, sendo que quase 50% foram feitas via "smartphone" ou "tablet". O dia ainda não acabou e a Reuters noticia que já se ultrapassaram os 6 mil milhões de dólares em vendas, havendo a expectativa de se ultrapassarem os 8 mil milhões.

Para quem quiser aproveitar, basta dar um salto a www.taobao.com ou www.tmall.com.

NOTA: o site www.engtaobao.com não contém todo o site original, sendo um agente/parceiro inglês autorizado que comercializa uma considerável parte do catálogo TaoBao num site traduzido para Inglês, mediante uma comissão de 5%.

Sugerir correcção
Comentar