É uma cadeira, balança e é feita a partir de materiais usados em bicicletas. Chama-se Randonneur, é construída à mão e segue as geometrias e as técnicas tradicionais de construção de bicicletas.
As semelhanças com a estrutura tradicional das bicicletas são várias, mas há uma mais evidente. A cadeira Randonneur é composta por tubos de aço termicamente tratados através de endurecimento do ar (os tubos “Reynolds 631”). O assento, os apoios para os braços, assim como o encosto da cadeira são de couro e o arco da cadeira que lhe permite balançar são feitos de madeira Sapele sustentável.
A Randonneur foi concebida pelos designers Andrew McDonald e Simon Taylor — os auto-denominados “Two Makers” — e é inspirada nas bicicletas de corrida e de passeio feitas à mão por artesãos na década de 1940. Daí o seu nome. Esta cadeira inspirou-se particularmente na geometria de uma bicicleta “Randonneur”, usada em corridas de longa distância.
“É tanto uma celebração da bicicleta como do artesanato britânico” — assim é descrita a Randonneur no site dos seus criadores. Já o blogue “The Brooks England" sugere que “o movimento de balanço evoca um sentimento semelhante de liberdade e prazer que está associado ao acto de andar de bicicleta”.
Esta cadeira já recebeu vários elogios, tanto da comunidade ligada ao design, como dos amantes do ciclismo. “A melhor cadeira de bicicleta que eu vi em quarenta anos”, assim descreve o presidente da Columbus e Cinelli, António Colombo.
Texto editado por Andréia Azevedo Soares