És um artista? Tenta a tua sorte no concurso Jovens Criadores

Este ano realiza-se a 17ª edição do concurso que é "uma rampa de lançamento" para jovens criadores. A organização falou-nos sobre a evolução desta iniciativa desde 1996

Foto
martinak15/FLICKR

Tens menos de 30 anos e um projecto artístico que queres mostrar ao país? Até ao dia 30 de Setembro podes candidatar-te ao concurso Jovens Criadores e tentar a tua sorte.

Este é um “concurso de projectos em várias áreas de criação artística”, explicou ao P3 Paulo Gouveia, presidente do Clube Português de Artes e Ideias.

Para participar é necessário entregar, em mãos ou por correio, uma ficha de inscrição e um dossier de candidatura com a informação solicitada no regulamento.

Nesta 17ª edição podem candidatar-se criativos nas áreas das Artes Digitais, Artes Plásticas, Banda Desenhada, Dança, Design de Equipamento, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração, Joalharia, Moda, Música, Vídeo e Teatro. Paulo Gouveia adiantou que costumam receber, no geral, "mais candidaturas em Literatura e Artes Plásticas”.

Do concurso resultará uma selecção de projectos que vai ser apresentada numa mostra nacional, da qual serão seleccionados representantes para eventos europeus e/ou internacionais em 2015. Como por exemplo a sétima bienal dos jovens criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se realiza em Maputo, em Julho do próximo ano.

A lista dos concorrentes selecionados para a Mostra Nacional Jovens Criadores será publicada em data a anunciar no site do Clube Português de Artes e Ideias e no Portal da Juventude.

Este concurso realiza-se desde 1996. Paulo Gouveia contou ao P3 que a iniciativa tem crescido muito ao longo dos anos. “Há 17 anos Portugal era um país mais pequeno”, afirma. Hoje em dia o concurso é “uma rampa de lançamento” para os jovens, cuja qualidade, na opinião de Paulo, "tem aumentado imenso". “Já tem uma boa posição a nível nacional. As pessoas quando concorrem já sabem que não podem concorrer com ‘qualquer coisa’”, acrescenta.

“A novidade da 17ª edição vem da persistência e da continuidade que temos conseguido dar ao concurso”, conclui.

Sugerir correcção
Comentar