Era presença assídua nas convocatórias dos Wallabies e figura de destaque nos Brumbies, uma das melhores equipas australianas e do Super Rugby, mas a carreira de Pat McCabe terá um final abrupto e inesperado aos 26 anos. O jogador sofreu pela terceira vez uma fractura no pescoço no passado fim-de-semana e anunciou que não voltará a jogar râguebi ao mais alto nível.
Os rumores que o duelo entre a Nova Zelândia e a Austrália no passado fim-de-semana teria sido o último da carreira de McCabe circularam insistentemente nos últimos dias, mas a confirmação só chegou nesta quinta-feira pela voz do jogador. Com duas lesões no pescoço no currículo, McCabe fracturou uma vertebral cervical no confronto frente aos All Blacks e, seguindo aconselhamento médico, optou por retirar-se do râguebi profissional.
"Estes são sempre momentos difíceis, mas Pat tomou a decisão certa em colocar o seu futuro e a sua saúde e bem-estar à frente de qualquer desejo de continuar a jogar râguebi", reagiu Ewen McKenzie. O seleccionador australiano definiu McCabe como “um dos mais inteligentes e dedicados jogadores” que treinou. "No campo, Pat contribuiu de forma incrível para o râguebi em todos os níveis do jogo. Vai terminar a sua carreira com memórias maravilhosas e grandes amizades que permanecerão com ele para a vida”, sublinhou McKenzie.
Declaração de Pat McCabe:
“Foi realmente uma honra representar os Brumbies e os Wallabies nos últimos cinco anos. Apesar de a minha carreira de jogador não ter terminado da maneira que gostaria, considero-me extremamente afortunado. Afortunado por ter recebido e partilhado experiências com jogadores e treinadores especiais. Tive a sorte de ter jogado contra adversários de todo o mundo e de ter representando meu país e a minha província. E tenho a sorte de me afastar do jogo com amizades e memórias que mudaram a minha vida. O próximo capítulo é emocionante e aterrorizante, mas sei que as lições que aprendi no râguebi vão ajudar-me. É um jogo incrível que me deu muito mais do que eu jamais poderia ter sonhado e vou sentir imensamente a sua falta. Obrigada do fundo do meu coração a todos que tornaram esta viagem tão especial."