Tascas no Cais é um minifestival gastronómico que engloba restaurantes que oferecem, na zona dos Jardins Móveis, degustações, sessões de cozinha ao vivo e harmonizações com cervejas artesanais. Uma oportunidade para juntar um passeio pelo renovado Passeio da Ribeira das Naus com criações de seis espaços únicos da cidade. Da tiborna de sardinhas a escabeche de coelho em tosta de pão frito, da bochecha de porco com caracóis às amêijoas e gambas ou umas iscas de pato com Porto e muito mais. É escolher a sua tasca e avançar.
Na ementa incluem-se embaixadas como a Can the Can (o espaço do Terreiro do Paço especializado em conservas), da Cantina do LX Factory (aqui a apostar no receituário tradicional luso), de uma união entre a Taberna da Rua das Flores e o Flores do Bairro (a taberna de petiscos criativos de André Magalhães em colaboração com o vizinho restaurante do Bairro Alto Hotel), Tasca de Três (trilogia criativa assinada pelos chefs João Sá, Nuno Barros e Nuno Diniz) e ainda uma especialíssima e mais histórica convidada, a cervejaria Ramiro (casa de culto, em particular para mariscos e para um afamado prego, há mais de meio século na Almirante Reis). As ementas e outras propostas podem ser consultadas no site oficial.
Em complemento, há sessões de cozinha ao vivo: Justa Nobre, d’O Nobre, Marlene Vieira, do Avenue, Belmiro de Jesus, do Salsa e Coentros, Bertílio Gomes, do Chapitô e Kiko Martins, d’O Talho.
Mas há ainda outras atracções, caso dos Gelados Santini, presentes a partir de 13 de Julho com as suas especialidades, ou do espaço de exposição “Portugal Sou Eu”, onde se apresentam várias empresas portuguesas do sector agroalimentar (da Carne Mirandesa à Doçaria Cruz de Pedra, da Sabores de Barrancos à Pastelaria Fidalgos). No primeiro fim-de-semana, está também garantida a transmissão dos jogos finais do Mundial de futebol.
Para pôr à prova a 10 de Julho (das 18h às 24h), de 11 a 19 de Julho (das 12h às 24h) e no dia 20 de Julho (das 12h às 16h). Segundo informa a organização, as degustações variam entre um euro e os 13 euros. A entrada tem um custo unitário de 3 euros (inclui a oferta de uma Super Bock Original) mas há "happy hour": de segunda a sexta, das 12h às 17h, a entrada é gratuita.
O evento inclui-se nos festivais Super Gastronómicos, que percorrem o país graças a uma parceria da Essência do Vinho com a marca Super Bock. A agenda começou no Mercado do Leitão da Boa Vista, em Leiria e, depois de Lisboa, prossegue em Setúbal com o Marisco no Largo, de 14 a 24 de Agosto; em Vilamoura com Peixe, Marisco, Cataplana no Casino, de 22 a 31 de Agosto (uma estreia); Bragança com Carne na Praça, de 12 a 21 de Setembro (outra estreia); e ainda com nova edição da Francesinha na Baixa no Porto, de 2 a 12 de Outubro.