Campeões perto do KO
Os Chiefs sofreram a segunda derrota consecutiva e estão com pé e meio fora dos “play-offs” do Super Rugby, Waratahs na frente
Chiefs praticamente afastados dos “play-offs”
Os Waikato Chiefs sofreram um rude golpe na objectivo de defender o título do Super Rugby, após sofrerem uma derrota por 29-25 diante dos Highlanders. Os campeões em 2012 e 2013, mostraram-se superiores na hora de obter ensaios, conseguindo efectuar o toque de meta três vezes - Dwayne Sweeney (16’), Tim Nanai-Williams (67’) e Josh Hohneck (75’) - contra apenas dois da equipa da casa - Patrick Osborne (13’) and Ben Smith (49’) - tendo ido para o intervalo a ganhar por 13-10, mas perderam a vantagem nos últimos 40 minutos. Com esta derrota os forasteiros encontram-se em quarto lugar na conferência neozelandesa e enfrentam uma dura tarefa para garantir um lugar nos “play-offs”.
Reds vence a batalha dos últimos
Os Reds derrotaram confortavelmente os Rebels, por 36-20, atirando a equipa de Melbourne para o último lugar da classificação na conferência australiana. Mesmo sem jogar com a sua famosa dupla de médios Will Genia e Quade Cooper, ambos afastados por lesão, a equipa de Brisbane foi capaz de efectuar o toque de meta por seis vezes - Lachie Turner (8’ e 47’), Mike Harris (23’), Nick Frisby (32’ e 39’) e Rod Davies (69’) -, chegando ao intervalo a vencer por 22-3. No segundo tempo os Reds não mantiveram a toada ofensiva e permitiram a recuperação da equipa da casa, tendo consentido os ensaios de Luke Burgess (51’), Bryce Hegarty (56’) e Mitch Inman (80’).
Crusaders cedem
Os Hurricanes mantêm a esperança de obter um lugar nos "play-offs" após derrotarem os Crusaders que não puderam contar com mítico capitão Richie McCaw e o “8” Kieran Read. Num jogo muito táctico foram os dois ensaios do segunda-linha Blade Thomson (27’ e 73’) a fazer a diferença (16-8), isto após a equipa da casa ter perdido Victor Vito e Alapati Leiua, ambos por lesão. O jogo marcou o regresso de Daniel Carter à competição após um ano sabático. O “10” entrou ao minuto 53 para render Colin Slade (que marcou todos os pontos da sua equipa).
Waratahs lideram
Os Waratahs esmagaram os Brumbies, obtendo o tão desejado ponto-bónus que os coloca confortavelmente no liderança do Super Rugby. Alofa Alofa voltou a ser a figura de destaque, tendo obtido dois ensaios (18’ e 68’) na vitória da sua equipa por 39-8, em Sydney. O restantes ensaios da equipa da casa foram obtidos por Benn Robinson (15’), Bernard Foley (60’) e Wycliff Palu (79’), enquanto Jesse Mogg (29‘) marcou o único dos forasteiros. O resultado significa que os Waratahs cimentaram a sua posição no topo da classificação e vão no mínimo garantir o primeiro jogo dos “play-offs” em casa.
Blues acordam demasiado tarde
Os Blues deram um duro golpe nas aspirações dos Western Force em conseguir um jogo do “play-off” em casa. Sofrendo quatro ensaios no primeiro tempo por Ihaia West (4’), Charlie Faumuina (9’), Lolagi Visinia (13) e Ma’a Nonu (17’), os australianos chegaram ao intervalo a perder por 0-26, frente a uns Blues que se apresentaram coesos e resistiram a todos os ataques dos anfitriões. No segundo tempo os Blues entraram melhor novamente com Luke Braid (55’) a obter novo ensaio. A equipa da casa após dominar a posse de bola acabou por romper a defesa dos forasteiros ao minuto 65 com Nathan Charles a efectuar o toque de meta. Nos últimos dez minutos Pita Ahki (71’) e Brynard Stander (80’) colocaram o resultado final em 14-40. Apesar da vitória, os Blues voltam a acordar tarde na competição enquanto os Force já não dependem de si para conseguir um lugar nos “play-offs”.