A Warp festeja 25 anos em Cracóvia
Os Boards of Canada — assim como Aphex Twin — são um dos pilares da identidade da editora britânica
A Warp, histórica editora fundada em Sheffield e selo fulcral na revelação de alguma da música electrónica (e para além dela) mais marcante das últimas décadas, comemora este ano um quarto de século. Vai celebrá-los em grande estilo, fiel à sua identidade. Em Setembro, o quartel-general da editora de Aphex Twin ou Boards of Canada estará em Cracóvia. Entre 14 e 20 desse mês, três noites de comemoração.
Organizadas em colaboração com o festival polaco Sacrum Profanum, que promove encontros entre a música erudita e as vanguardas da música popular urbana, as três datas incluem, dia 14, os Squarepusher a apresentar um novo espectáculo, acompanhados pela Sinfonietta Cracovia (ouvir-se-á, além da música dos Squarepusher, obras de Messiaen, Xenakis ou Ligeti). Dia 19, por sua vez, a London Sinfonietta, acompanhada de Mira Calix, ou seja, a britânica Chantal Passamonte, integrante do catálogo da Warp, interpretará obras da editora (Boards of Canada, Aphex Twin, a própria Mira Calix) e de compositores do século XX como Steve Reich.
Dia 20, Cracóvia acolherá a celebração oficial, a grande festa de aniversário da Warp. Autechre e os Battles em actuação pela primeira vez em três anos, Hudson Mohawke, ele que colaborou nos últimos tempos com Kanye West ou Drake, também presente, e Bibio, Darkstar, LFO, Patten, Plaid e Rustie a fazerem questão de assinalar devidamente o quarto de século de vida de uma editora singular.