No Metro de Lisboa nasceu um piano nos degraus das escadas
É a primeira vez em Portugal que os utentes do Metro podem ter uma experiência musical com os seus próprios passos.
A iniciativa foi organizada pela empresa pianos.pt, criada por Pedro Coelho e Hugo Freitas em colaboração com o Metro de Lisboa. De acordo com Pedro Coelho, a acção visa “pôr as pessoas com um sorriso na cara e tornar aquele que seria um dia normal num dia mais feliz”.
A Estação de São Sebastião, na qual se cruzam a Linha Vermelha e a Linha Azul, foi escolhida, segundo um dos organizadores, com base em “várias propostas feitas pelo próprio Metro de Lisboa” em função da “segurança do sistema” entre portas e da “dimensão da escadaria”. “Era necessário que existissem duas escadas rolantes, uma de cada lado, e ainda ter uma escadaria que tivesse largura suficiente para colocar o piano em metade das escadas, de forma a não obrigar ninguém a passar-lhe por cima”, explicou Pedro Coelho.
Apesar de a ideia já ter sido posta em prática noutros países, é a primeira vez que ocorre uma iniciativa deste género em Portugal. Para o co-criador da pianos.pt, inaugurada em 2008, apesar de existirem “pessoas que interagem mais do que outras” nesta experiência musical, o “balanço é muito positivo”.
A iniciativa faz parte da programação das Festas de Lisboa. A EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) lançou um concurso para apresentação de projectos artísticos para os transportes públicos da cidade no âmbito de um dos eixos da programação - o Andar em Festa. De todas as propostas recebidas, o júri escolheu cinco projectos, entre os quais a Escala do Metro.
Além deste projecto, foram também eleitos o Lisboa-A Mala (comboios), o Sobe e Desce (ascensores ), o Lá Vai Lisboa (autocarros) e o Lisboa Muda (Estação Fluvial Terreiro do Paço).
Texto editado por Ana Fernandes