FIFA impede Fernando de jogar pela selecção portuguesa
O médio do FC Porto era um dos nomes apontados como estando numa possível lista de jogadores a escolher por Paulo Bento para o Mundial 2014.
A FIFA vetou essa possibilidade, segundo anunciou nesta sexta-feira a FPF, que em Março tinha pedido ao organismo internacional autorização para Fernando actuar pela equipa das quinas. “A FPF foi informada esta sexta-feira pela FIFA de que o jogador Fernando Reges não é elegível para representar a selecção nacional. A FIFA considerou que o jogador ainda não era detentor da nacionalidade portuguesa quando jogou pelo Brasil no apuramento para o Campeonato do Mundo sub-20 (requisito previsto na alínea a) do n.º 1 do Artigo 8, Anexo III dos Estatutos da FIFA)”, lê-se num comunicado da organização que gere o futebol nacional.
A nega frusta as intenções do médio-defensivo de 26 anos e da FPF. Fernando representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano sub-20 de 2007 e é essa participação que o impede de jogar por Portugal. Segundo as regras actuais da FIFA, entre outras condicionantes, um jogador pode mudar de selecção desde que “na altura da sua primeira participação num jogo internacional oficial pela sua federação [neste caso, a brasileira] já possua a nacionalidade da selecção pela qual deseja jogar”. Mas Fernando só obteve a nacionalidade portuguesa no final de 2013.
Desta forma, o Sul-Americano de sub-20 de 2007 volta a ser marcante para Fernando. Apesar de o Brasil ter vencido a competição, o médio não saiu satisfeito da prova. No final de um empate com o Chile, Fernando agrediu o árbitro colombiano Albert Duarte, foi suspenso um ano de todas as provas organizadas pela CONMEBOL e não pôde alinhar no Mundial de sub-20.
Nesse mesmo ano, o FC Porto contratou Fernando ao Vila Nova mas emprestou-o ao Estrela da Amadora. Na época seguinte (2008-09), o médio revelou-se um substituto à altura de Paulo Assunção e desde então tem sido um dos melhores do FC Porto.