Moradores de Alvalade convidados a escolher nova imagem da freguesia
Até ao dia 5 de Maio, os inscritos nos cadernos eleitorais desta freguesia de Lisboa podem votar num de três logótipos.
André Caldas sublinha que o “enche de orgulho” o facto de este ser “o único” processo participativo lançado por uma junta de freguesia de Lisboa em torno da reorganização administrativa da cidade. O autarca socialista, eleito pela primeira vez nas eleições de Setembro do ano passado, acrescenta que esta postura de envolvimento dos munícipes na tomada de decisões “não corresponde à cultura tradicional das três juntas que foram agregadas”.
A participação neste “processo de rebranding de uma entidade pública”, que o presidente da freguesia de Alvalade garante que será apenas um primeiro exemplo da “nova cultura de participação política” que pretende introduzir, pode ser feita através do endereço www.jf-alvalade.pt ou presencialmente, seja nos serviços centrais da junta ou num dos seus dois pólos.
Em votação estão três logótipos, desenvolvidos por alunas do curso de Design da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, na sequência de um desafio lançado pela junta de freguesia. André Caldas explica que esta instituição de ensino foi escolhida por se localizar em Alvalade, promovendo-se assim “uma dimensão de comunidade local e de relacionamento entre instituições que partilham território”.
Através do uso de circunferências de várias cores, da sobreposição de diferentes áreas de um mapa ou de elementos de cor unidos por uma muralha, todas as propostas em concurso têm subjacente a ideia de união de três antigas freguesias numa só.
André Caldas adianta que os alunos da Lusófona apresentaram 17 propostas, que com o contributo de professores desta universidade foram reduzidas a cinco. Depois os membros do executivo da junta chegaram aos três logótipos finalistas, que são aqueles que em sua opinião melhor exprimem a “ideia transformadora” da fusão de freguesias, mas também a de “modernização” da junta, como resume o autarca.
As votações decorrem até ao dia 5 de Maio e estão abertas a todos os moradores de Alvalade, com 18 anos ou mais. Para participar, há que apresentar o número de identificação, sendo que os votos só serão validados depois de se verificar, através de um confronto com os cadernos eleitorais referentes às eleições para o Parlamento Europeu, que correspondem a inscritos na freguesia.
Sendo esta uma iniciativa “pioneira”, André Caldas considera que é difícil prever quantos dos cerca de 30 mil eleitores da freguesia irão participar na votação, que começou no dia 21 de Abril. “Se chegássemos a mil tínhamos um número muito aceitável”, diz o autarca.
André Caldas não esconde que gostaria que “outras juntas e organizações públicas” replicassem esta iniciativa e assim se tornassem “mais abertas à população”.
O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade considera que tanto este processo participativo para a escolha do logótipo como o programa de comemoração dos 40 anos do 25 de Abril desenvolvido pela junta “exprimem uma certa capacitação das freguesias”, fruto da reorganização administrativa. O assinalar desta efeméride terá lugar em Maio e incluirá um ciclo de cinema, com obras de Dennis Gansel, Faria de Almeida e João Dias, e um concerto de homenagem a Fernando Lopes Graça.