Cinco aplicações portuguesas de sucesso internacional
Portugal conta com mais de 1.700 aplicações móveis de origem nacional, sendo que a maioria marca presença nos mercados internacionais
A União Europa está preparada para assumir a liderança mundial no mercado das aplicações digitais. No prazo de cinco anos, este sector deverá registar 63 mil milhões de euros em receitas e empregar cerca de cinco milhões de pessoas.
O mais recente relatório da GIGAOM para a Comissão Europeia mostra que os "developers" europeus têm capacidade para se tornarem líderes globais em 2018. Segundo o relatório "Sizing the EU App Economy", os criadores europeus e americanos apresentam o mesmo nível de receitas (cerca de 40% cada) para os seus mercados.
Segundo a Apps Portugal - Diretório de Apps Portuguesas, Portugal conta com mais de 1.700 aplicações móveis de origem nacional, sendo que a maioria marca presença nos mercados internacionais. Aqui ficam cinco exemplos:
Biodroid
Com origem em Lisboa em Fevereiro de 2007, mas em Leiria desde 2013, a Biodroid desenvolve aplicações e jogos online para os mais diversos formatos e públicos. Destacam-se as aplicações "Cristiano Ronaldo Freestyle", "Billabong Surf Trip" e "The Activision Decathlon", desenvolvida em parceira com a Activision, uma das principais editoras de jogos a nível mundial.
Closer Solutions
A empresa portuguesa Closer lançou-se no mercado internacional com HotzNow. A aplicação permite ao utilizador ter informação sobre restaurantes, hóteis, museus ou outros locais a partir do lugar onde o utilizador se encontra. HotzNow foi distinguida internacionalmente em 2011, com o segundo lugar nos prémios "Best App Ever Awards".
Landka
Com a aplicação Back in Time, uma viagem pela história do universo, a empresa portuguesa surge no "ranking" das dez melhores aplicações para iPad do "The New York Times".
Facebook Photowall
Exclusiva para Windows 8, a aplicação Facebook Photowall, criada pelo português Fábio Ferreira, dá a possibilidade ao utilizador de ver as fotografias dos amigos de forma diferente à da rede social.
niiiws
A start-up portuguesa niiiws desenvolveu uma aplicação exclusiva para iPhone e iPad que organiza as notícias de forma personalizada, segundo o destaque atribuído pelos leitores nas redes sociais. A "app" conta com distribuição em Portugal e em mais sete países, como a Rússia, Estados Unidos e Irlanda.