Parlamento Europeu aprova carregador único para telemóveis

Medida ainda terá de ser aprovada pelo Conselho Europeu e transposta para as legislações nacionais.

Foto

A medida ainda terá de ser aprovada formalmente pelo Conselho Europeu, que junta os chefes de Estado ou de governo dos países da União Europeia. Os Estados-membros, porém, já chegaram a um acordo informal sobre o assunto.

Actualmente, muitas marcas já têm aparelhos que podem usar o mesmo tipo de carregador, uma vez que estão equipados com uma entrada micro USB. Isto significa que, nestes casos, é possível usar carregadores de uma marca em telemóveis de outra, comprar carregadores que servem para vários aparelhos ou simplesmente usar um cabo e carregar o dispositivo ligando-o ao computador. Porém, há equipamentos no mercado – como o iPhone – que usam um carregador próprio.

“Estou especialmente agradada com o facto de termos chegado a acordo para a introdução de um carregador comum. Isto serve tanto os interesses dos consumidores, como o ambiente. Vai acabar com a acumulação de carregadores e com 51 mil toneladas anuais de lixo electrónico”, afirmou a relatora da proposta, a eurodeputada alemã Barbara Weiler.

A aplicação da medida, contudo, ainda está distante. Depois da aprovação formal pelo Conselho Europeu, os Estados-membros terão dois anos para transpor as regras para as legislações nacionais. Dado esse passo, as empresas terão mais um ano para começarem a actuar em conformidade com a nova lei.

Sugerir correcção
Comentar