Derby australiano e clássico neozelandês na ementa
Waratahs-Reds e Blues-Crusaders são os jogos em destaque na terceira jornada do Super Rugby 2014
Blues-Crusaders
Os Blues, debilitados pela quantidade de lesões que assolam a equipa, terão uma tarefa bastante complicada para levar de vencida a equipa dos Crusaders que, apesar de não terem ganho o primeiro jogo, partem com relativo favoritismo. Kieran Read, Colin Slade estão de regresso à equipa e, a par de Tom Taylor, tentarão colmatar as falhas do jogo ao pé na semana passada frente aos Chiefs.
Jogador em destaque nos Blues: Steven Luatua
Jogador em destaque nos Crusaders: Colin Slade
Rebels-Cheetahs
Os Rebels estreiam-se no campeonato sem duas das suas maiores estrelas da época transacta: James O’Connor (London Irish) e Kurtley Beale (Waratahs). Apesar de serem, teoricamente, uma das equipas mais fracas da competição, a equipa de Melbourne quererá dar continuidade aos bons resultados da pré-época, onde derrotaram os Reds e os Waratahs. Os Cheetahs vão apresentar-se com o mesmo XV que derrotou os Bulls e tentarão dominar as fases estáticas e, a partir daí, utilizar um râguebi mais expansivo, a que tanto nos habituaram nas últimas épocas.
Jogador em destaque nos Rebels: Toby Smith
Jogador em destaque nos Cheetahs: Willie Le Roux
Stormers-Hurricanes
O êxodo de jogadores para o Hemisfério Norte afectou os Stormers que procuram mostrar diante dos seus adeptos que são um dos candidatos aos “play-offs”. Para tal terão de vencer a batalha da posse de bola nos “rucks” e ultrapassar a linha de vantagem dos Hurricanes. Os neozelandeses tentarão melhorar as suas fases estáticas do jogo, nomeadamente as formações-ordenadas. Se os avançados proporcionarem uma plataforma estável, as linhas-atrasadas, compostas por quatro All Blacks, poderão causar danos aos anfitriões.
Jogador em destaque nos Stormers: Jean de Villiers
Jogador em destaque nos Hurricanes: Ben Franks
Chiefs-Highlanders
Ao início da manhã Sábado temos mais um derby neozelandês. Os Chiefs poderão apresentar-se debilitados no “pack” avançado, com Brodie Retallick e Kane Thompson provavelmente excluídos devido a lesão, mas a jogar em casa e sob o comando do abertura Aaron Cruden deverão ter capacidade suficiente para ultrapassar os visitantes. Os Highlanders terão de aproveitar a fragilidades no “pack” avançado dos anfitriões para garantirem uma rápida circulação de bola após os “rucks” para as suas linhas-atrasadas, que contam com a genialidade de Ben Smith.
Jogador em destaque nos Chiefs: Robbie Fruean
Jogador em destaque nos Highlanders: Aaron Smith
Waratahs-Reds
No jogo mais esperado da jornada, todas as atenções estarão centradas nas linhas-atrasadas dos Waratahs e nos médios dos Reds. Com Folau, Beale, Ashley-Cooper, Alofa e Foley os Waratahs poderão ultrapassar a linha de vantagem dos Reds, mas para tal, o seu “pack” avançado terá de garantir a posse de bola nos “rucks” e a inclusão do Springbok Jacques Potgieter providenciará esse tão desejado impacto. Para prevenir os ataques adversários, os Reds terão de dominar as formações espontâneas e muito dependerá da sua terceira linha, com especial nota para o flanqueador Liam Gill. Se a posse de bola for assegurada, cairá sobre Will Genia e Quade Cooper a responsabilidade de dinamizar o ataque dos Reds.
Jogador em destaque nos Waratahs: Israel Folau
Jogador em destaque nos Reds: Quade Cooper
Force-Brumbies
No outro derby australiano, Force e Brumbies, procuram a primeira vitória na competição e ambas as equipas terão de melhorar o rácio de placagens bem-sucedidas, de pontapés ao postes e tentar intensificar o ataque à linha de vantagem adversária.
Jogador em destaque nos Force: Nick Cummins
Jogador em destaque nos Brumbies: Ben Mowen
Bulls-Lions
A jornada termina com um derby na África do Sul. Os Bulls depois de um mau começo de época tentarão, diante dos seus adeptos, voltar às vitórias frente aos Lions, que são até agora a supresa do torneio. Desde 2006 que os Lions não obtêm três triunfos consecutivos e, galvanizados pelas duas primeiras vitórias, poderão voltar a surpreender, especialmente se continuarem clínicos na hora de chutar aos postes e defensivamente organizados.
Jogador em destaque nos Bulls: Jacques Potgieter
Jogador em destaque nos Lions: Marnitz Boshoff