José Sócrates no conselho geral da Universidade da Beira Interior
Na votação do Conselho Geral daquela instituição da Covilhão, o nome do ex-primeiro-ministro teve um voto em branco em 22 membros presentes.
Em declarações à Lusa, o presidente do conselho geral da UBI, Paquete de Oliveira, explicou que a proposta foi apresentada na última reunião daquele órgão (dia 6) e na sequência da saída do representante da Microsoft Portugal, José Fernandes, que irá deixar o país por motivos profissionais.
"A proposta do nome do engenheiro José Sócrates coletivizou-se e acabou por ter 15 proponentes. Na votação, dos 22 membros presentes, houve apenas um voto em branco", especificou.
Paquete de Oliveira referiu ainda que a escolha do ex-primeiro ministro, que está intimamente ligado à Covilhã, se prende com os principais critérios de indicação de membros externos (cooptados) do conselho geral: a notoriedade e a relação com a região.
"A proposta do engenheiro Sócrates enquadra as duas vertentes: por um lado porque, como se sabe, ele é dali e, por outro lado, pelo impacto público que ele tem. No fundo, é um filho da terra que é reconhecido em Portugal e no estrangeiro", apontou.
O presidente do conselho geral da UBI referiu ainda que a "intenção é a de que José Sócrates venha valorizar a instituição".
José Sócrates já aceitou o convite e deverá tomar posse na próxima reunião do conselho geral, que se realizará entre Janeiro e Fevereiro de 2014.
Antes disso, no dia 17, José Sócrates estará na UBI para apresentar o livro do qual é autor: "A Confiança no Mundo: Sobre a Tortura em Democracia". A sessão terá lugar no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, a partir das 17:30.