PSG vai à Luz com a qualificação garantida
Parisienses triunfam sobre o Olympiacos e garantem primeiro lugar do Grupo C.
Com esta vitória, a formação parisiense garantiu o primeiro lugar do agrupamento, com 13 pontos, pelo que o jogo dentro de duas semanas com o Benfica, no Estádio da Luz, vai ser (na perspectiva parisiense) para cumprir calendário.
Mas a partida não esteve fácil para os homens de Laurent Blanc. Um golo logo aos 7’ de Zlatan Ibrahimovic (com a ajuda do guarda-redes Roberto) parecia colocar o PSG na rota de um triunfo tranquilo, mas tal esteve longe de ser verdade. A expulsão de Marco Verratti, por acumulação de amarelos, logo no primeiro minuto da segunda parte, foi o que os gregos precisavam para irem em busca de outro resultado. O golo do empate surgiu aos 80’, por intermédio do oportuno Kostas Manolas (que já havia marcado ao Benfica no jogo realizado na Grécia). Só que o PSG, mesmo sem Ibrahimovic em campo (fora substituido por Marquinhos) acabaria por chegar ao triunfo já nos minutos finais, por Edison Cavani.
Nani marcou
Para além do PSG, também Manchester United, Real Madrid e Manchester City garantiram um lugar nos oitavos-de-final, todos com resultados robustos. No Grupo A, o United não teve grandes dificuldades na sua deslocação a Leverkusen. Os red devils venceram o Bayer por 5-0 e também asseguraram o primeiro lugar do grupo, deixando a luta pelo segundo posto com a formação alemã e com o Shakthar Donetsk, que bateu a Real Sociedad em casa por 4-0 — os bascos já têm a certeza que irão ficar no último lugar. Valência abriu o activo aos 22’, um autogolo de Saphic deu o 2-0 para o United, aos 30’, Evans marcou, aos 66’, Smalling fez o 4-0, aos 77’ e Nani, que foi titular, fechou o resultado, aos 88’.
No Grupo B, o Real Madrid garantiu, no Santiago Bernabéu, o seu lugar nos “oitavos” com nova goleada sobre o Galatasaray, desta vez por 4-1 — já havia ganho, em Istambul, por 6-1. Sem Cristiano Ronaldo (poupado por Ancelotti devido a uma lesão frente ao Almería), os merengues, que ficaram com menos um a partir dos 26’ devido à expulsão de Sérgio Ramos, abriram a goleada com um grande golo de Gareth Bale de livre directo aos 37’. Os turcos, com Bruma a titular, ainda empataram aos 38’, por Bulut, mas o Real acabaria por resolver na segunda parte, com golos de Arbeloa (51’), Di Maria (63’) e Isco (81’). Apesar da derrota, o Galatasaray ainda pode seguir em frente na Champions, mas, para tal, terá de vencer, na última jornada, a Juventus, que reentrou na luta ao vencer em casa o Copenhaga por 3-1, com um hat-trick do médio chileno Arturo Vidal.
O Grupo D é, para já, o único já com os dois lugares nos oitavos-de-final atribuídos, para Bayern Munique e Manchester City. Os bávaros entravam para esta jornada já com o apuramento garantido, mas foram a Moscovo vencer o CSKA por 3-1. A formação orientada por Pep Guardiola manteve, assim, o seu registo 100% vitorioso nesta fase de grupos e bateu o recorde de vitórias consecutivas na Champions, tendo somado o seu décimo triunfo seguido, ultrapassando os nove alcançados pelo Barcelona em 2002-03. Robben inaugurou o marcador, aos 17’, e Gotze fez o 2-0, aos 56’. Honda, de penálti, ainda reduziu para os russos, mas Muller fixou o resultado aos 65’, também de penálti. O City, por seu lado, ao derrotar em casa os checos do Viktoria Plzen por 4-2, assegurou que vai discutir o primeiro posto no grupo com os bávaros no último jogo.
Grupo A
B. Leverkusen-Man. United, 0-5
Shakhtar Donetsk-Real Sociedad, 4-0
Classificação
1.º Manchester United, 5 jogos/11 pontos
2.º Shakhtar Donetsk, 5 jogos/8 pontos
3.º Bayer Leverkusen, 5 jogos/7 pontos
4.º Real Sociedad, 5 jogos/1 pontos
Última jornada (10 Dezembro)
Man. United-Shakhtar Donetsk
Real Sociedad-Bayer Leverkusen
Grupo B
Real Madrid-Galatasaray, 4-1
Juventus-Copenhaga, 3-1
Classificação
1.º Real Madrid, 5 jogos/13 pontos
2.º Juventus, 5 jogos/6 pontos
3.º Galatasaray, 5 jogos/4 pontos
4.º Copenhaga, 5 jogos/4 pontos
Última jornada (10 Dezembro)
Galatasaray-Juventus
Copenhaga-Real Madrid
Grupo C
Anderlecht-BENFICA, 2-3
PSG-Olympiacos, 2-1
Classificação
1.º Paris Saint-Germain 5 jogos/13 pontos
2.º Olympiacos 5 jogos/7 pontos
3.º BENFICA 5 jogos/7 pontos
4.º Anderlecht 5 jogos/1 pontos
Última jornada (10 Dezembro)
BENFICA-Paris Saint-Germain
Olympiacos-Anderlecht
Grupo D
CSKA Moscovo-Bayern Munique, 1-3
Manchester City-Viktoria Plzen, 4-2
Classificação
1.º Bayern Munique , 5 jogos/15 pontos
2.º Manchester City, 5 jogos/12 pontos
3.º CSKA Moscovo, 5 jogos/3 pontos
4.º Viktoria Plzen, 5 jogos/0 pontos
Última jornada (10 Dezembro)
Bayern Munique-Manchester City
Viktoria Plzen-CSKA Moscovo