}

Portugal Fashion: a "passarelle" passa por Viena, Londres e Paris

Portugal Fashion quer ganhar notoriedade no "mercado global", mas regressa a Lisboa e Porto em Outubro

Foto
Nicolas Asfouri/AFP

Antes da edição nacional de Outubro, marcada para Lisboa e Porto, o Portugal Fashion apresenta as propostas Primavera/Verão de criadores portugueses em três capitais europeias, começando, a 13 de Setembro, por Viena, antes de Londres e Paris. 

O arranque destes dois meses de promoção está marcado para o Vienna Fashion Week, onde três criadores portugueses apresentam as suas propostas. Daniela Barros, Estelita Mendonça e a marca Meam by Ricardo Preto são os criadores que levam o nome de Portugal à passerelle de Viena, com desfiles marcados para o MuseumsQuartier Wien.

Da Áustria para Inglaterra, o Portugal Fashion chega no dia 15 de Setembro a Londres e integra o programa complementar à London Fashion Week. Na Embaixada de Portugal em Londres, Luís Buchinho apresenta as suas propostas para a próxima estação: O emergente estilista João Melo Costa também irá mostrar as suas criações na capital inglesa.

Dez dias depois, o roteiro regressa a uma paragem já habitual: a semana de pronto-a-vestir em Paris, um dos mais importantes eventos de moda. Para o dia 25 de Setembro está marcado o desfile do estilista Felipe Oliveira Baptista, seguindo-se, a 30 de Setembro, as propostas de Luís Buchinho e, a 1 de Outubro, o desfile com os coordenados de Fátima Lopes.

Para Outubro, está desde já agendado o Portugal Fashion em território nacional, que, como tem acontecido nas últimas edições do evento, começa com um primeiro dia em Lisboa e segue depois para o quartel-general no Porto, onde decorre grande parte dos desfiles.

Escala global

“A aposta do Portugal Fashion nestes circuitos internacionais proporciona aos vários criadores uma excelente oportunidade de promoção à escala global, potenciadora de visibilidade junto da imprensa especializada, de agentes de compras e de muitas outras entidades dinamizadoras do setor do vestuário”, explicou o presidente da comissão executiva da Associação Nacional de Jovens Emperesários (ANJE), Manuel Teixeira.

De acordo com o responsável, “num curto espaço de tempo”, o Portugal Fashion estará em cinco cidades, o que na sua opinião “é revelador não apenas da dinâmica do projecto, mas também da notoriedade que tem vindo a conquistar no mercado global”.

Manuel Teixeira destacou a qualidade dos criadores portugueses, incluindo os mais jovens, considerando que estes novos nomes “beneficiam cada vez mais do amadurecimento da marca Bloom [plataforma de divulgação de novos talentos], também ela cada vez mais globalizada”.