}

Portugal Fashion leva propostas de seis jovens criadores a Madrid

Os desfiles de Carla Pontes, Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Joana Ferreira e João Melo Costa estão marcados para quarta-feira, no Matadero, em Madrid

O Portugal Fashion leva na quarta-feira, a Madrid, os desfiles de seis jovens criadores portugueses com as colecções para a Primavera/Verão 2013, com o objectivo de promover a moda nacional.

À agência Lusa, o Portugal Fashion anuncia que os desfiles de quarta-feira de Carla Pontes, Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Joana Ferreira e João Melo Costa estão marcados para o Matadero - Centro de Creación Contemporánea, em Madrid.

“Tratar-se-á, uma vez mais, de uma acção de consolidação da imagem que a moda portuguesa tem vindo a construir dentro e fora de portas, sendo que desta feita o Portugal Fashion procura também materializar a sua estratégia de aproximação entre os jovens designers e a indústria”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Segundo o Portugal Fashion, “a existência de um historial de fornecimento e de outras parcerias profissionais entre Portugal e Espanha e a própria proximidade geográfica e linguística atenuam as barreiras usualmente impostas à entrada dos jovens criadores num mercado internacional”.

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), responsável pelo Portugal Fashion, garante que a presença da moda portuguesa em Espanha tem “cada vez mais impacto”, o que evidencia uma maior “notoriedade” dos jovens criadores portugueses. O Portugal Fashion pretende ser uma “alavanca de talentos emergentes”, facilitando “a integração de novos designers no mercado de trabalho” e preenchendo “eventuais lacunas que empresas do sector têxtil, vestuário e calçado tenham ao nível do design”, contexto no qual foi criado o Espaço Bloom no âmbito do evento de moda, “espaço que tem vindo a contribuir para dar visibilidade ao trabalho de jovens saídos das escolas”.

O Portugal Fashion é um projecto da ANJE, em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) e financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE).