O documentário “Off the beaten track”, de João Pedro Moreira, sobre o grupo português Buraka Som Sistema, vai estrear-se a 10 de Outubro em Londres, anunciou a editora Universal Music.
O filme acompanha os músicos do grupo em viagem por vários países, como Angola, Venezuela, França e Índia, para explicar como é que surgiu o “fenómeno que é Buraka Som Sistema”, sustenta a editora em comunicado.
Com depoimentos de vários artistas estrangeiros, como M.I.A, Santigold e Diplo, o documentário recorda ainda o incêndio que destruiu os escritórios da agência Enchufada e revela parte do trabalho de estúdio dos Buraka Som Sistema para o próximo álbum.
Antes de estrear em Portugal, ainda sem data anunciada, “Off the beaten track” será exibido a 10 de Outubro em Londres, no dia 15 em Berlim, no dia 17 em Paris, no dia 18 em Amesterdão e no dia 19 em Leuven (Bélgica).
O núcleo duro dos Buraka Som Sistema inclui Kalaf Ângelo, DJ Riot, Branko e Conductor, ao qual se juntam a MC e bailarina Blaya e o baterista Fred Ferreira. Os Buraka Som Sistema anunciaram em Maio a gravação, em Londres, de um novo álbum, que deverá sair no começo de 2014 e sucederá a “Komba”.
Na altura, o blogue da editora e agência Enchufada, o músico Kalaf Ângelo explicava como é o processo criativo do grupo, com a audição e experimentação dos primeiros rascunhos de ritmos. “O processo não é nada de extraordinário: É só uma mistura entre a procura da canção perfeita e a necessidade de nos queremos surpreender enquanto músicos”, explicou.
O grupo editou no final de 2012 uma caixa com toda a discografia, que inclui o primeiro registo, o EP “From Buraka to the world”. Este mês, os Buraka Som Sistema ainda vão atuar em festivais em Bratislava (Eslováquia), Oudenaarde (Bélgica) e Varazdin (Croácia).