Suecos testam estradas eléctricas para carregar carros

A Volvo aposta numa tecnologia wireless para recarregar as baterias de carros eléctricos. O "carregador" é nada mais nada menos do que a própria estrada

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Thomas Peter/Reuters

O método desenvolvido pelo Grupo Volvo e a empresa de energia sueca Alstom, com o apoio da Agência Sueca de Energia e da Lund University, envolve a colocação de duas linhas de energia directamente na estrada para que, utilizando uma tecnologia wi-fi, os veículos eléctricos sejam continuamente alimentados com electricidade. A ideia é que, enquanto se conduz, a bateria do carro eléctrico seja carregada.

O Grupo Volvo construiu, no ano passado (em conjunto com a Alstom), uma pista de 400 metros com o sistema de cabos integrado na sua fábrica de testes em Hällered, na Suécia, para testar um camião (com um motor diesel) que tem instalado um acumulador de corrente especial. Este, ao entrar em contacto com as linhas de energia instaladas na estrada, consegue gerar 750 volts de electricidade. Um sistema de "estrada electrificada" como este significaria combater o problema da pouca autonomia dos carros eléctricos ou o prolongado tempo de recarga.

Os "ses" do projecto

Esta ideia também tem sido partilhada pela Siemens e por outras empresas norte-americanas. Embora o desenvolvimento técnico do acumulador de corrente, do motor eléctrico e dos sistemas de controlo necessárias continue, o projecto de pesquisa também está a considerar a melhor forma de implementar e manter este sistema.

No entanto, as questões da construção e manutenção das estradas e, até mesmo, o método de pagamento que seria usado para este sistema são os "ses" que as empresas querem ultrapassar em nome do avanço da tecnologia e para um ambiente melhor.

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