Morreu o homem que viveu mais tempo

Jiroemon Kimura tinha 116 anos e era também a pessoa mais velha do mundo na actualidade.

Foto
AFP

Jiroemon Kimura foi reconhecido como a pessoa mais velha do mundo no final do ano passado, quando morreu uma norte-americana do Iowa aos 115 anos. Apesar da longevidade, Kimura não ficará no Livro de Recordes Guinness como a pessoa que mais anos viveu. Esse recorde pertence até hoje à francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos.

Kimura celebrou o 116.º aniversário em Abril último e nesse dia recebeu um vídeo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a congratulá-lo.

Um ano antes, no dia em que comemorou 115 anos, Kimura dizia que mantinha a mente activa a aprender inglês. Questionado sobre a sua longevidade, o japonês disse que o truque era apanhar ar fresco e a luz do sol. “Estou sempre a olhar o céu. É assim que sou”.

Pai de sete filhos, avô de 14 crianças, bisavô de 25 outras e tetravô de 15, trabalhou durante 40 anos num posto de correios. Depois de se reformar, dedicou-se à agricultura, actividade que manteve até aos seus 90 anos.

O Japão tem mais de 50 mil centenários, segundo dados recolhidos pelo Governo em 2011. Na cidade onde Kimura vivia, Kyotango, estão registadas dezenas de outras pessoas com 100 ou mais anos. Devido à presença desta população centenária, o município local decidiu iniciar um projecto para analisar a sua dieta alimentar e chegar a dados que ajudem a explicar a sua longevidade. 
 

Sugerir correcção
Comentar