Uma aposta ecológica dos CTT vai permitir que 122 carteiros passem a fazer a distribuição diária de correio usando bicicletas como meio de transporte. As bicicletas, que foram produzidas em Portugal, vão ser colocadas de Norte a Sul do país a partir do dia 28 de Maio.
Prevê-se que estas 122 bicicletas percorram diariamente uma média de 1400 quilómetros, o que corresponde a quase uma volta a Portugal. Para os Correios de Portugal, este facto pode significar uma poupança de 50 toneladas de CO2 por ano, bem como um aumento na eficiência da distribuição de correio e no conforto e segurança dos carteiros.
Com esta iniciativa, os CTT reforçam a sua posição como o 6º operador postal do mundo com melhor desempenho carbónico. Para tornar este projecto possível, os CTT investiram 245 mil euros. As 150 bicicletas encomendadas (122 para distribuição e as restantes como reserva) foram produzidas em Águeda pela Órbita e foram concebidas propositadamente para os CTT.
Uma bicla feita à medida
Os Correios de Portugal e alguns carteiros realizaram testes no terreno que se prolongaram durante um ano (desde 2011 a 2012) com recursos a vários modelos importados e tendo em conta a realidade do terreno em Portugal. Nas bicicletas foram introduzidos acessórios como o sistema de “descanso” e travão de parque, por exemplo.
No dia 28 de Maio, parte do correio distribuído na área do Parque das Nações, em Lisboa, será entregue por bicicleta. A saída dos cinco carteiros em duas rodas está marcada para as 10h30.
Para que todos possam ver e experimentar este novo meio de transporte, os CTT vão exibir, na praça da Gare do Oriente, em Lisboa, 100 destas bicicletas, que no mesmo dia vão ser enviadas para todo o país. Foram igualmente convidadas crianças, que vão ter contacto com uma versão destas bicicletas adaptada às suas idades.
A frota dos CTT é actualmente composta por 224 veículos ecológicos: duas viaturas eléctricas ligeiras de distribuição, cinco "scooters" eléctricas, 28 bicicletas normais, 180 bicicletas eléctricas e nove viaturas híbridas. Além disso, e devido à dispersão por todo o território, o fabricante criou uma rede de assistência a nível nacional.