FLAD promove bolsas para fomentar língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos

Cada bolseiro beneficiará de um financiamento de 4 mil euros mês, além do pagamento das passagens de avião

Foto
O objectivo é reforçar o interesse pelo estudo da língua e cultura portuguesas Luís Octávio Costa

Com o objectivo de reforçar o interesse pelo estudo da língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos, a Fundação Luso-Americana (FLAD) vai lançar um concurso de bolsas para ensino e investigação em universidades norte-americanas.

Dirigidas a professores e investigadores de centros e unidades de investigação de universidades portuguesas, as candidaturas ao concurso estarão abertas em permanência e cada bolseiro beneficiará de um financiamento de 4 mil euros mês, além do pagamento das passagens de avião, segundo informação disponível no site da FLAD.

“Os projectos de docência e investigação deverão estar relacionados com os estudos lusófonos e terão uma duração mínima de um mês e máxima de quatro meses”, adianta a FLAD, em comunicado, enviado à agência Lusa.

Segundo a FLAD, o número de bolsas a atribuir “estará dependente do número de candidaturas e da qualidade” das mesmas.
Reforçar a promoção do “interesse pelo estudo da língua e da cultura portuguesas nos meios académicos nos EUA, incentivando o intercâmbio e a mobilidade de investigadores entre Portugal e os Estados Unidos, contribuindo assim para o alargamento do espaço de cooperação científica e cultural entre os dois países” são os objectivos da iniciativa da FLAD.

“A renovação do interesse pelo estudo da língua e da cultura portuguesas nos meios académicos norte-americanos pode passar pela criação de uma plataforma aberta aos temas da lusofonia, que promova a cooperação entre instituições científicas de Portugal, dos países africanos de expressão portuguesa e do Brasil””, acredita Maria de Lurdes Rodrigues, presidente da Fundação.

O programa de bolsas enquadra-se na estratégia da Fundação de promover o estudo da língua portuguesa nos EUA através da criação de departamentos de estudo da língua e cultura portuguesas em diversas universidades norte-americanas.