Universidade Nova: vai a pé e não te esqueças de apagar a luz

Campanha pretende reduzir a factura de electricidade e estimular comportamentos ecológicos nos estudantes que vivem nas residências da universidade

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marcfalardeau/Flickr

A Universidade Nova de Lisboa (UNL) lançou esta quinta-feira uma campanha que pretende consciencializar os cerca de 400 estudantes que vivem nas três residências da instituição “para uma economia ecológica”, reforçando o potencial de poupança financeira com comportamentos ambientalmente sustentáveis.

A campanha “Think Green (Pense Verde, na tradução em português) - ecoNOVA” está a ser coordenada pelos Serviços de Acção Social (SAS) da universidade e quer levar os alunos que habitam nas residências de estudantes a comportamentos mais “consicentes e responsáveis” em relação ao consumo de água, electricidade, gás, além de reforçar hábitos de reciclagem.

A responsável pelos SAS da UNL, Teresa Lemos, explicou à Lusa que, além da questão ambiental, a grande motivação desta campanha, nesta altura, é obter facturas mensais mais baixas para cada um destes serviços. “O que se pede aos alunos são coisas simples, mas com uma repercussão enorme nos custos”, afirmou Teresa Lemos.

Por exemplo, a partir desta quinta-feira, quando se aproximarem de um elevador nas residências, os alunos serão confrontados com pequenas placas a sugerir: Que tal ir a pé?. Junto aos interruptores haverá também informação a lembrar os estudantes da importância de apagar a luz quando já não é preciso estar acesa.

Tolerância ao frio

Os aquecimentos são também focados nesta campanha e a responsável pelos SAS referiu que em relação ao seu uso, há comportamentos muito diferenciados entre estudantes portugueses e estudantes Erasmus: “Os alunos estrangeiros são menos tolerantes ao frio e começam a pedir para ligar os aquecimentos logo no início do ano lectivo”.

Todo o processo relativo à campanha será acompanhado por alunos que integram as comissões de residentes, que vão participar no trabalho de sensibilização, e pelos SAS, que vão monitorizar os consumos mensais das residências para premiar as que tiverem melhor desempenho.

“O objectivo é evitar, por parte dos alunos, uma atitude ‘estou-me nas tintas’” explicou Teresa Lemos, que adiantou que os prémios por bom comportamento ambiental nas residências podem passar por oferecer aos alunos um serviço de valor equivalente à poupança conseguida, como acesso a canais desportivos pagos durante um determinado período de tempo.

Teresa Lemos disse que esta campanha pretende dar “um exemplo do que a comunidade pode fazer em benefício próprio”, e estimular uma “participação cívica e directa” dos alunos.