}

Novos criadores abrem o Portugal Fashion

A 31.ª edição do Portugal Fashion arranca esta terça-feira em Lisboa e continua depois no Porto. Primeiros desfiles são de seis jovens criadores do Espaço Bloom

O designer de moda americano Michael Bastian faz a sua estreia na Europa Cary Horowitz/Reuters
Fotogaleria
O designer de moda americano Michael Bastian faz a sua estreia na Europa Cary Horowitz/Reuters
A colecção de Teresa Abrunhosa vai ser apresentada no Espaço Bloom, juntamente com outros jovens criadores DR
Fotogaleria
A colecção de Teresa Abrunhosa vai ser apresentada no Espaço Bloom, juntamente com outros jovens criadores DR

O 31.º Portugal Fashion arranca esta terça-feira, em Lisboa, com as colecções de seis jovens criadores do espaço Bloom, seguindo depois de quarta-feira até sábado na Alfândega do Porto, numa edição que apresenta 36 desfiles com as propostas Primavera/Verão 2013.

Esta terça-feira, no MUDE - Museu do Design e da Moda, os jovens criadores do Bloom Susana Bettencourt, Hugo Costa, Andreia Lexim, Diana Matos, Estelita Mendonça e Daniela Barros apresentam as suas propostas e dão início ao Portugal Fashion em Lisboa, tal como aconteceu na edição passada.

O Bloom possibilita a jovens criadores e estudantes de moda a revelação pública dos seus trabalhos numa plataforma informal.

Foto

Sob o tema “Timeline”, o 31.º Portugal Fashion regressa depois ao já habitual quartel-general, a Alfândega do Porto, onde entre quarta-feira e sábado passam pela ‘passerelle’ principal as coleções primavera/verão 2013 de nomes nacionais como Alves/Gonçalves, Anabela Baldaque, Fátima Lopes, Felipe Oliveira Batista, Júlio Torcato, Luís Buchinho, Luís Onofre, Katty Xiomara, Miguel Vieira e Storytailors.

Destaca-se ainda, na sexta-feira, a estreia na Europa do designer de moda americano Michael Bastian, que apresenta no Portugal Fashion as propostas da sua marca própria para a próxima estação.

Michael Bastian, que em 2011 foi considerado pelo Council of Fashion Designers of America o melhor designer do ano de roupa masculina, tem transferido para Portugal grande parte da produção da sua linha própria.

Dar a volta à austeridade

Em declarações à agência Lusa aquando da antecipação do evento, o presidente da comissão executiva, Manuel Teixeira, disse que o Portugal Fashion vai “conseguir dar a volta à austeridade e reinventar com menos recursos”, mas “sem pôr em causa o patamar de qualidade” nacional e internacional do evento.

Outra das novidades desta edição é o facto de o espaço no edifício da Alfândega do Porto ser organizado de uma forma “completamente diferente”, com uma “dinâmica mais forte” entre o Bloom e a ‘passerelle’ principal, realizando-se todo o evento no piso térreo do edifício e potenciando “o máximo possível a frente ribeirinha” do rio Douro.

O Portugal Fashion mantém a aposta no Bloom, que vai já na sua quinta edição, estando previstos, além dos desfiles de terça-feira em Lisboa, as apresentações dos jovens criadores no Porto, na sexta-feira e no sábado.