Diana Matias: o design do corte masculino em corpo feminino

"V" é a última criação da designer de moda Diana Matias que se prepara para apresentar a nova colecção no Portugal Fashion

 Na colecção “V”, Diana Matias explora as formas triangulares em linhas verticais Rita Lino
Fotogaleria
Na colecção “V”, Diana Matias explora as formas triangulares em linhas verticais Rita Lino
DR
Fotogaleria
DR

Sóbrio, “dark”, mas não gótico, e “tailoring” masculino são três aspectos que definem o estilo das colecções da jovem designer de moda Diana Matias, que, este ano, vai participar, novamente, no “Espaço Bloom” do Portugal Fashion.

Seguindo a linha das colecções anteriores, “Sacro” e “V”, a nova colecção de Primavera/Verão 2013, que vai ser apresentada no evento, representa a continuação de um processo “pensado no tema masculino”, no que toca à modelação das peças expostas sobre o corpo feminino.

Também na colecção, “V”, de Outono/Inverno 2012,  Diana Matias explorava o lado masculino das suas criações numa silhueta “clean”, mas, ao mesmo tempo, “dark”. “Eu gosto muito da representação da mulher que é feminina mas também tem um lado mais escuro”, considera a designer.

Foto
As peças de metal são colocadas em sítios estratégicos de forma a criar um equilíbrio Rita Lino

O nome refere-se aos três vértices da letra “v” que formam as coordenadas que orientam a disposição das formas triangulares em linhas verticais, como é o caso das peças de metal, postas em sítios estratégicos, “pensados de forma a criar um equilíbrio”, explica.

Para além da referência internacional, Givenchy, a designer admite procurar inspiração nos trabalhos de Martin Margiela, Rick Owens e Felipe Oliveira Baptista. “O meu trabalho parte de pesquisa e de experiências que desenvolvo a partir de materiais”, refere, ao justificar a aposta na textura e na silhueta nas criações que tem produzido. 

Logo após ter concluído o curso de Design de Moda na Escola de Moda do Porto, Diana Matias lançou a primeira colecção, “Morphology”, em 2010, e, no ano seguinte, “Shrouded in Shadows”, que chegou a ser apresentada na primeira edição do “Espaço Bloom”. Paralelamente, a designer integrou o colectivo “Wolke Bos”, um projecto, entretanto suspenso, que consistia numa plataforma criada para a produção e divulgação de projectos de moda.

Foto
As peças de metal são colocadas em sítios estratégicos de forma a criar um equilíbrio Rita Lino

O desfile da nova colecção vai ser apresentado no dia 16 deste mês, no Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, no decorrer da 30.ª edição do Portugal Fashion.

Sugerir correcção
Comentar