Lisboa recebe corrida de estafetas de bicicleta

Competição ibérica vai decorrer no Estádio Universitário de Lisboa e vai simular o dia-a-dia de um estafeta

Foto
Espanha recebeu as três edições anteriores do CIMB DR

Já está a rodar o Campeonato Ibérico de Mensageiros de Bicicleta (CIMB) 2012. Neste evento, que se realiza pela primeira vez em Portugal, os estafetas profissionais e os amantes de bicicleta em geral vão competir no Estádio Universitário de Lisboa, no sábado, dia 29. 

 

Mas mais do que uma competição, esta é uma reunião dos apaixonados por bicicletas. "O grande objectivo do evento é a partilha de experiências e de conhecimentos entre as várias empresas e as várias equipas envolvidas", afirma Pedro Ventura, da organização do CIMB 2012 e fundador da empresa de estafetas de bicicleta Camisola Amarela. "Acaba por ser bastante amigável".

Foto
Campeonato simula o quotidiano de um estafeta de bicicleta DR

 

Esta quarta edição do campeonato ibérico vai contar com todas as empresas portuguesas de estafetas de bicicletas e oito espanholas. Além destas, também vai poder participar qualquer pessoa que não dispense as duas rodas da sua bike e queira experienciar “a dureza do dia-a-dia de um estafeta”.

 

Três dias de CIMB

O evento começou quinta-feira, 27 de Setembro, com a recepção aos participantes e a projecção do filme Line Of Sight, de Lucas Brunelle. O dia seguinte ficou marcado pela discussão sobre o futuro do CIMB e sobre a mobilidade das bicicletas na cidade e, ainda, pela celebração do 10º aniversário da Massa Crítica.

 

Para o último dia do CIMB 2012, este sábado, 29 de Setembro, estão reservadas duas competições. De manhã, acontecerá o torneio de Bike Polo. À tarde, é tempo de os concorrentes subirem para as suas bicicletas e darem o seu melhor numa competição que simula o quotidiano de um estafeta.

 

Em diversos países, as ruas das cidades são as pistas de corrida nos campeonatos de mensageiros de bicicletas. Em Portugal, a competição realiza-se em circuito fechado, no complexo desportivo do Estádio Universitário de Lisboa. Os concorrentes partem às 14h30 e "têm de ir do ponto um ao ponto dois para cumprir o serviço", explica Pedro Ventura.

 

Cada vez mais empresas em Portugal

A primeira edição deste campeonato ibérico aconteceu em 2009 e, até agora, a Espanha tem acolhido o evento. Nesta quarta edição, o CIMB chega a Portugal. "O serviço de estafetas em Lisboa e em Portugal existe há três anos", afirma Pedro Ventura, explicando que a actividade no país tem, hoje, uma maior "maturidade". "Agora estão reunidas mais condições para se realizar em Portugal."

 

São cada vez mais as empresas portuguesas de estafetas de bicicleta e o responsável acredita que este "boom" se deve, "sobretudo, a algumas pessoas com um pouco mais de atitude que quererem ser empreendedoras". "Estão, no fundo, a ser visionários e a perceber que este vai ser o futuro de serviços de micrologística" remata.

Sugerir correcção
Comentar