Seven Wheels: pedalar pelas colinas de Lisboa
Pedro Ventura e Ricardo Flores criaram uma empresa que usa e abusa da bicicleta. Na Seven Wheels preocupam-se com o ambiente e gostam de devolver à vida biclas antigas
Tudo começou com a Camisola Amarela, um serviço de estafetas de bicicleta que anda por Lisboa há quase três anos. Não satisfeitos com o serviço de “bike messengers”, Pedro Ventura, de 29 anos, e Ricardo Flores, de 34, decidiram expandir a empresa e apostar em “serviços de mobilidade, oficina, logística”. Tudo em torno da bicicleta.
A apresentação da Seven Wheels – nome inspirado nas sete colinas que rodeiam Lisboa – é feita por Ricardo, em entrevista ao P3. Foi criada em Fevereiro último e o objectivo é “trabalhar com as dez maiores empresas de Portugal”.
Cada produto da Seven Wheels (SW) “tem uma justificação”, sublinha Ricardo. A Camisola Amarela apareceu primeiro e os mensageiros que percorrem Lisboa com uma mochila preta às costas já não são novidade. Ricardo e Pedro querem tornar o correio feito em bicicleta na melhor opção dentro da capital portuguesa – e as janelas horárias para veículos de combustíveis fósseis recentemente implementadas parecem ajudar.
Ao todo, na Seven Wheels, há 15 pessoas que apenas se dedicam a transportar encomendas por Lisboa, de bicicleta. A cidade vai, até, receber, no final de Setembro, um campeonato ibérico de “bike messengers”.
Na SW também gostam de biclas antigas, “que ficaram esquecidas em casa do avô ou na arrecadação” lá de casa. Por isso criaram uma oficina com um conceito ecológico, a funcionar no mesmo espaço dos escritórios, na Avenida Sidónio Pais, bem pertinho do Marquês do Pombal. “Não deitamos peças fora e usamos processos ecológicos”, garante Ricardo, enquanto explica que o espaço tem luz natural, os produtos são ecológicos e o uso de aerossóis é desaconselhado.
Pôr Lisboa no mapa do “bike touring”
Quando há eventos nacionais sustentáveis com os quais a equipa, que já conta com cerca de 20 pessoas, se identifica, a SW apoia com uma viagem. Foi o caso do Festival Milhões de Festa, que aconteceu em Julho em Barcelos: uma delegação da Seven Wheels percorreu o caminho entre Lisboa e a cidade minhota de bicicleta.
Os mentores deste projecto olham para o “bike touring” como uma oportunidade para a imagem da cidade. “Já temos infra-estruturas, rotas, bicicletas, equipas” para visitas guiadas, conta Ricardo, mas o próximo objectivo é fazer com que o turista, ao visitar Lisboa, consigam “aceder ao resto do país de bicicleta”. “Nos próximos dois anos vai ser um produto a funcionar muito bem”, à imagem do que aconteceu com as escolas de surf, que só precisaram de divulgação, compara.
O desenvolvimento de soluções para organizações, na área da mobilidade, é outro dos desafios da empresa, tendo sempre em mente a diminuição de emissões poluentes. “Se uma equipa de comerciais de uma empresa necessita de visitar clientes, pode fazê-lo de bicicleta. Nós fazemos a avaliação dos recursos, das pessoas, das bicicletas”, explica. Mas também organizam eventos de “team building” com as duas rodas como tema principal – e já há grandes companhias a solicitar este serviço.
Na SW não se comercializam bicicletas. O que Ricardo e Pedro querem é transmitir “know-how” e usar parceiros para fazer a venda final de serviços . Em parceria com uma empresa dinamarquesa, a Seven Wheels desenvolveu uma nova bicicleta, chamada “cargo bike”, com algumas diferenças face às mais comuns. “É mais longa e leva a carga à frente”, revela Ricardo. Esta bicla vai permitir que os estafetas consigam transportar encomendas muito mais pesadas. Chega ainda durante o mês de Setembro.