Um jovem engenheiro madeirense está de partida para os Estados Unidos, depois de ter sido seleccionado, entre milhares de candidatos em todo o mundo, para um estágio profissional na multinacional norte-americana Apple, onde sonha ajudar a criar um iPad.
José Nelson Alves foi um dos escolhidos para trabalhar na empresa de tecnologias e tem partida marcada para Austin, no Texas, para 5 de Junho. “Gostava de fazer parte do futuro que a Apple está construindo, dar o meu contributo no próximo iPad, no próximo iPhone”, declarou à Lusa.
Natural do Funchal e com 31 anos, Nelson Alves é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade da Madeira (UMa). Actualmente, integrado numa equipa de Lógica que inclui outros jovens engenheiros estrangeiros, cumpre o mestrado profissional em ‘Interação Homem - Máquina’, ministrado conjuntamente pela UMa e pela Carnegie Mellon University.
Este mestrado é desenvolvido pelo Madeira Interactive Technologies Institute, da UMa, e pelo Human-Computer Interaction Institute, da Carnegie Mellon University, no âmbito do programa Carnegie Mellon Portugal.
Três entrevistas para conseguir o estágio
No âmbito da sua actividade, Nelson Alves participou num projecto de investigação com o objectivo de desenvolver uma ferramenta de extracção de dados estatísticos sobre empresas na Web, mas foi o facto de ter feito parte de duas equipas vencedoras na concepção de aplicações para o Yahoo (para levar pessoas com interesses comuns na área da música a contactar-se e a ir a concertos) e para o Facebook (partilha de álbuns) que terá atraído o interesse da Apple.
“Tudo começou em Janeiro. Recebi um e-mail da Apple a pedir candidatos para um estágio, candidatei-me, fiz três entrevistas via telefone com o supervisor do estágio e, em finais de Abril, recebi a resposta afirmativa”, contou. “Vou trabalhar naquilo que eles chamam de visualização da informação na equipa de detecção de fraudes”, explicou: “Desenvolver as ferramentas que vão ajudar outras pessoas a detectar fraudes.”
Após o estágio, de três meses, Nelson espera ficar nos quadros da empresa. Sobre a possibilidade de Portugal ter na Apple um ‘novo’ Steve Jobs (fundador da empresa), o engenheiro disse, com um sorriso, que ainda não está preparado, sem esconder, contudo, algum brilho nos olhos.