Portugueses vencem prémio internacional de interiores aeronáuticos

Life venceu uma das categorias do prémio internacional de inovação para interiores aeronáuticos Crystal Cabin Award. Em concurso, estavam cinquenta e oito projectos

O objectivo é promover a utilização de materiais naturais e mais ecoeficientes Almadesign
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O objectivo é promover a utilização de materiais naturais e mais ecoeficientes Almadesign
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O projecto Life (Lighter, Integrated, Friendly and Eco-Efficient aircraft cabin) venceu o Crystal Cabin Award, a distinção internacional por excelência de inovação para interiores aeronáuticos.

Com cinquenta e oito projectos de dez países diferentes em concurso, o projecto desenvolvido pelas empresas portuguesas Almadesign, Amorim Cork Composites, Couro Azul, Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), Sociedade de Engenharia e Transformação (SET) e a brasileira Embraer, ficou em primeiro lugar na categoria de "Conceitos Visionários".

Nesta categoria, que se refere à "ideia de como poderão ser, no futuro, os interiores da aeronáutica", explica, ao JPN, o presidente do conselho de administração da Couro Azul, Pedro Carvalho, o Life estava directamente em concurso com os projectos da Zodiac Aerospace e da Diehl Aircabin GmbH, as outras duas empresas finalistas. Por isso, o director mostrou-se muito contente com este prémio por ser uma "competição muito selectiva e muito prestigiada".

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Como serão no futuro os interiores da aeronáutica? Almadesign

O gestor de inovação do grupo Iberomoldes (no qual está inserida a SET), Pedro Pereira, acrescenta que "os produtos e soluções" concorrentes também tinham "bastante valor", pelo que foi uma competição "renhida". Ainda assim, os portugueses "nunca deixaram de acreditar", porque tinham "verdadeira noção do valor do projecto".

Life pretende ser revolucionário e ecológico

O projecto Life consiste na elaboração de um "interior para uma aeronave executiva" que tenha em conta "factores críticos na aviação", como o peso e a produção de componentes, explica Pedro Pereira. O objectivo é "promover a utilização de materiais naturais e mais ecoeficientes".

A investigadora do INEGI, Maria José Marques, explica que a ideia foi "conseguir um interior com um design completamente revolucionário". Para isso, criaram-se condições para que o ocupante tenha "uma visão muito mais ampla", através de "muitas mais janelas do que numa aeronave normal". Além disso, as cadeiras e o "acesso multimédia que se consegue ter na aeronave" são também factores inovadores do projecto.

A engenheira explica que "cada passageiro tem um dispositivo particular", a partir do qual pode, por exemplo, "ver notícias, saber a que altitude está e qual a temperatura". Mas ainda há mais. O projecto Life desenvolveu, igualmente, uma esfera na qual está inserida uma cadeira e onde "a pessoa, no seu interior, teria uma visão tridimensional do que está a ser projectado", explica Maria José Marques.

As cabines das aeronaves pretendem também ser mais leves e ecológicas. A investigadora acrescenta que a ideia utiliza materiais "mais sustentáveis, como a cortiça" e o "revestimento de grande parte das superfícies da aeronave" é produzido em couro. Com efeito, Pedro Carvalho garante que é utilizado um "couro ecológico", "isento de crómio".

Além disso, a redução da espessura desta matéria prima torna o avião mais "leve e amigo do ambiente". Embora alguns dos produtos do projecto Life estejam a ser certificados ou em vias de certificação, alguns "são tão arrojados e inovadores que ainda estão numa fase embrionária", admite Pedro Pereira, da SET. Desta forma, o gestor ressalva que "a solução completa" não estará tão cedo disponível. Ainda assim, ressalva, "alguns produtos terão introdução quase imediata no sector da aviação".

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