O Benfica-FC Porto que se joga no Facebook não está empatado. Bem pelo contrário: um milhão e 48 mil pessoas seguem o clube da Luz. E isso quer dizer alguma coisa, quando apenas 444 mil adeptos clicaram na página dos portistas?
Pode ser que sim, pode ser que não. Os resultados do FC Porto no Facebook são prejudicados pelo facto de um grupo de adeptos ter criado primeiro que o próprio clube uma página chamada FC Porto naquela rede social. Hoje, esta página tem 534 mil seguidores, mais 90 mil que a página oficial do clube: Futebol Clube do Porto.
A profusão de páginas com nomes semelhantes gera confusão entre os adeptos e a única solução é mesmo convencer o Facebook quanto à migração dos “likes” para a página oficial do clube. Os clubes acordaram tarde para as redes sociais, é o que é.
Actualmente, para os clubes, uma página no Facebook é bem mais interessante como forma de interagir com os sócios e os adeptos que o respectivo site oficial. O que implica que a mesma seja mais vocacionada para um público mais jovem, com uma linguagem apropriada à Internet.
Lá no fundo, o Facebook tem vantagens, mas também tem inconvenientes. Por um lado, é preferível ao site oficial para informar os adeptos e apostar, sobretudo isto, no “marketing”: é o local ideal para chamar mais adeptos ao estádio ou aliciar para a compra de produtos da marca.
Mas, por outro lado, levanta um sério problema: é humanamente impossível moderar comentários. E todos sabemos como um jogo pode gerar comentários de todo o tipo. O P3 tentou ouvir, em vão, os gestores das redes dos dois clubes.
Óscares do futebol
O Benfica, por exemplo, utiliza a rede para promover concursos, passatempos, prémios e ofertas personalizadas, que podem render camisolas autografadas, bilhetes grátis ou, até, a estadia de uma noite, em véspera de jogo, no Estádio da Luz. Mas não só.
Quem quiser, esteja ou não nos cerca de 1 milhão e 48 mil seguidores da página, pode ainda, via Facebook, vestir a pele de Jorge Jesus num vídeo jogo online; associar um "pic badge" (insígnia do clube) à sua foto de perfil; ou, depois de redireccionado para o site oficial, inscrever o nome e uma mensagem numa pedra a depositar na Praça dos Heróis, em frente ao estádio.
O empenho do rival no Facebook dá a hipótese ao utilizador de aceder ao canal do YouTube, ao site oficial, a vídeos, fotos e destaca a loja do clube. Fotos, vídeos e... os Óscares. Tudo serve para despertar a paixão dos adeptos e desafiar o adversário.
Um "print screen" da classificação, retirado do site da Liga, com direito a uma legenda provocante — “Esta é que vale, certo?” — e uma fotografia do médio brasileiro Fernando, sentado no balneário com semblante de gladiador — “Ele está apto. E tu, estás preparado?”. Quando se ganha, é mais fácil ser criativo no Facebook.
E como será o Benfica-FC Porto este sábado, mas no Facebook?