O Presidente da República realiza sexta-feira e sábado, na área metropolitana do Porto, mais uma jornada do Roteiro para a Juventude, desta vez dedicado às indústrias criativas e onde serão mostrados projectos de “empreendedorismo de excelência”.
“Os jovens nas indústrias criativas: inovar para crescer” é o tema da sexta jornada do Roteiro para a Juventude, lançado pelo chefe de Estado em 2008, e, segundo a Presidência da República, tem como objectivo demonstrar que Portugal dispõe de “uma geração empreendedora” nos mais diversos domínios e que será com o seu contributo e participação que o país conseguir reestruturar a economia.
Esta jornada do Roteiro para a Juventude irá realizar-se pouco mais de uma semana depois do cancelamento ‘em cima da hora’ de uma visita do Presidente da República à escola António Arroio, onde algumas dezenas de estudantes aguardavam pela sua chegada com cartazes.
Exemplos com impacto nas exportações
Uma vez mais, e tal como costuma acontecer nos roteiros presidenciais, nesta jornada do Roteiro para a Juventude serão dados a conhecer “bons exemplos”, neste caso projectos de “empreendedorismo de excelência”, quer em inovação, quer em criatividade, que têm grande impacto nas exportações nacionais.
O programa, que irá incluir 11 visitas a ateliers, fábricas e empresas, arranca sexta-feira de manhã em Oliveira de Azeméis, na fábrica de calçado de Luís Onofre, marca que é usada por figuras como Michelle Obama, Letizia Ortiz ou Paris Hilton.
Dali, Cavaco Silva partirá para São João da Madeira, onde irá visitar a fábrica da FEPSA, que produz feltros para chapéus e hoje em dia exporta quase 100 por cento da produção para marcas como a Yves Saint Laurent, a MaxMara, entre muitas outras espalhadas pelos cinco continentes, tendo aumentado as suas vendas em cerca de 25 por cento nos últimos dois anos. Ainda antes do almoço, a comitiva presidencial passará pela fábrica de minas e lápis da Viarco, além do atelier de Miguel Vieira.
A tarde será já passada no Porto, com visitas ao “Opo’Lab”, um laboratório de experimentação e exploração criativa, ao “Atelier des Créateurs”, uma empresa fundada em 2007 por dois investidores franceses que se dedica à confecção de fatos por medida de alta costura, e à empresa de prestação de serviços de arquitetura Balonas&Menano.
À noite, o Presidente da República estará presente no jantar promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), onde será entregue o Prémio Jovem Empreendedor. Ainda durante o jantar, será entregue a título póstumo o Prémio Carreira a Diogo Vasconcelos. No sábado, o programa terá início com uma visita ao atelier de design de interiores de Paulo Lobo, seguindo depois a comitiva presidencial para a Loja da ALDECO.
Ainda antes do almoço, o Presidente da República irá visitar o atelier da Katty Xiomara e a “Casa do Conto, Arts & Residence”, um "design hotel" do Porto que combina “a promoção das artes e dos criadores”.
O último ponto do programa da sexta jornada do Roteio para a Juventude irá decorrer na sede da ANJE, onde estará patente uma mostra de “jovens empreendedores das Indústrias Criativas”.
Após visitar esta mostra, Cavaco Silva irá assistir a uma “apresentação de moda”, com jovens criadores do “Bloom Portugal Fashion”, seguindo depois para um almoço/debate com jovens empreendedores.
Durante os dois dias, o Presidente da República será acompanhado em alguns momentos por membros do Governo, nomeadamente o secretário de Estado do Desporto e Juventude e o secretário de Estado do Empreendedorismo.
A ANJE também convidou outros membros do executivo para participar no jantar que se irá realizar na sexta-feira à noite, embora não tenham sido revelados os nomes dos ministros que poderão estar presentes.